A Unidade Móvel de Tratamento de Água (UMTA), encaminhada pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa), vinculada ao Ministério das Cidades, para ajudar o município na calamidade, já produziu 360 mil litros de água, distribuídos na Vila Sahy, em escolas, antigos abrigos e residências.
Nesta terça-feira (14), representantes da Funasa estarão na cidade para reunião com a Secretaria de Saúde (SESAU) e Vigilância Sanitária, além de outros setores e secretarias municipais.
O equipamento está instalado no bairro do Cambury e tem ajudado desde o dia 1º de março, no bombeamento e distribuição de água potável para a comunidade de Barra do Sahy, na Costa Sul, o epicentro da tragédia.
Segundo o chefe de Engenharia da Funasa no Estado, Sérgio Luiz Siebra, a unidade móvel tem capacidade para processar cerca de 8 mil litros, sendo que uma parte faz o tratamento e a outra a distribuição para o sistema da Sabesp.
A Funasa informou que pretende doar duas mil pastilhas de tratamento de água para serem introduzidas nos reservatórios domiciliares da Vila Sahy, escolas e Unidades Básicas de Saúde (UBSs). A Funasa, junto aos demais órgãos, está atenta à questão do monitoramento do controle de qualidade da água na região afetada.
O prefeito Felipe Augusto destacou a importância da chegada dos equipamentos da Funasa para ajudar na saúde da população. “É mais um apoio que recebemos do governo federal que vai ajudar para que nossa população tenha acesso à água potável”.
Novo sistema Sabesp
Desde o início do impacto das chuvas, a Sabesp tem disponibilizado caminhões-tanque para abastecer todas as regiões de São Sebastião – mesmo as que não são operadas pela Companhia. São cerca de 140 mil litros distribuídos por dia.
A Sabesp também anunciou que vai construir sistema de água em Sahy, Baleia e Cambury, na Costa Sul, até o fim deste ano. As obras vão conectar seis mil imóveis à rede de abastecimento e beneficiar quase 30 mil pessoas, entre moradores, turistas e veranistas.
Os investimentos da Companhia vão se juntar aos esforços do Governo de São Paulo para reconstruir a região após as fortes chuvas no carnaval. Os investimentos serão de R$ 27 milhões em estruturas de abastecimento, como reservatório e 68 km de rede. As obras terão início neste mês, com conclusão prevista em dezembro.
Esta obra da Sabesp faz parte do novo contrato, de R$ 610 milhões, firmado na gestão do prefeito Felipe Augusto com a Prefeitura de São Sebastião, para tratamento de água e esgoto.