A Prefeitura de Paraty liberou recentemente, após a assinatura do prefeito Luciano Vidal, o pagamento do Defeso Municipal que beneficia ao menos 170 pescadores do município impedidos de capturarem camarão durante o período do defeso da espécie. O defeso do camarão teve início em 28 de janeiro e se estenderá até o final do mês de abril.
Neste período é proibida a pesca da espécie, o que impede essa categoria de exercer a sua atividade principal. A prefeitura libera um auxílio, em parcela única, no valor de R$3.024,54, para cada um dos pescadores impedidos de exercer a atividade até o fim do defeso.
Defeso
O defeso de diversas espécies de camarão nas regiões Sudeste e Sul do Brasil teve início no dia 28 de janeiro. O período se encerrará no dia 30 de abril, quando a espécie já terá passado de seu período de reprodução e crescimento pleno. O defeso tem como objetivo garantir a reprodução e o desenvolvimento pleno de diversas espécies de camarão até o fim de abril.
A medida abrange as espécies de camarões rosa, sete-barbas, branco, santana ou vermelho e barba-ruça, e se aplica somente à embarcações de cerco (traineira).
O pescador que trabalha com camarão tem direito ao auxílio-defeso, uma portaria do governo federal que garante uma renda no período em que a pesca estiver proibida. Para mais informações sobre o seguro-defeso, os pescadores também podem entrar em contato com a Central 135 do INSS. O canal de atendimento pode ser acessado pelo número 135, das 07h às 22h, de segunda-feira a sábado.