A jornalista, administradora e publicitária Malu Baracat assume a partir de segunda-feira, dia 6, a Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba. O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, confirmou a votação do Conselho Deliberativo que indicou a jornalista e assinou o decreto 1.759/23 que nomeia Malu Baracat como nova presidente da Fundacc até 5 de março de 2025. Malu ocupa atualmente o cargo de diretora da Ouvidoria Municipal.
Em 26 de janeiro deste ano, os inscritos para concorrer ao cargo de presidente da Fundacc, conforme os termos do artigo 45, parágrafo 5º, inciso III de seu Regimento Interno, se apresentaram na Videoteca Lúcio Braun, no Polo Cultural Profª Adaly Coelho Passos.
Na oportunidade, os candidatos Gerard Scher, Malu Baracat, Rafael Mariotti e Silmara Mattiazzo expuseram suas propostas ao Conselho Deliberativo da Fundacc. Cada inscrito teve 15 minutos para expor seu plano de trabalho, seguido de entrevista realizada pelo Conselho com duração de 10 minutos.
Após as apresentações, foi realizada uma votação pelos membros presentes do Conselho Deliberativo para a elaboração da Lista Tríplice que foi encaminhada ao prefeito Aguilar Junior, indicando os três candidatos mais votados.
Malu Baracat recebeu seis votos, enquanto Silmara Mattiazzo recebeu cinco votos. Rafael Mariotti teve um voto e Gerard Scher não foi citado.
Fundacc
A atual presidente da Fundacc, Silmara Mattiazzo, foi condenada em outubro do ano passado pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo por improbidade administrativa. Ela foi obrigada a ressarcir os cofres públicos em mais de R$ 70 mil.
A decisão foi do juiz Gilberto Alaby Soubihe Filho que acatou parcialmente a denúncia do Ministério Público, entendendo que a presidente agiu de forma dolosa, ao empregar 45 pessoas de forma comissionada e também por utilizar dinheiro da Fundacc para pagamento de diárias e multas de trânsito, sem seguir o protocolo. Cabe recurso.
A atual presidente Silmara Mattiazzo ocupava a presidência da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba desde 2017. Antes foi secretária municipal de Educação e vereadora de 2009 a 2012.
A Presidência integra os órgãos de administração da Fundação e é exercida por um presidente, que também preside o Conselho Deliberativo da Fundação, sendo responsável pela direta gestão da Fundacc, pela integração e coordenação de suas atividades operacionais, cabendo-lhe cumprir as diretrizes administrativas e praticar todos os demais atos de gestão técnica e financeira, obedecendo os preceitos legais vigentes.
“Agradeço o apoio dos conselheiros culturais e a confiança do prefeito Aguilar Júnior. Além de gratificante, aumenta ainda mais minha responsabilidade diante deste novo desafio. Será a gestão do diálogo”, disse a nova presidente da Fundacc, Malu Baracat.