A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, esteve neste sábado(25) visitando a cidade de São Sebastião, município mais castigado pelas chuvas que atingiram o litoral norte. Em São Sebastião, 56 moradores perderam a vida na tragédia.
A ministra visitou áreas atingidas pelas chuvas e participou deu uma reunião com o vice-presidente Geraldo Alckmin; o ministro de Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes; o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas; e o prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto.
Após deixar São Sebastião, a ministra foi até a cidade de Ubatuba, visitar o quilombo da Caçandoca, que fica na região sul do município. Caçandoca foi o primeiro quilombo brasileiro no país reconhecido em terras da Marinha e ocupa uma área de 890 hectares, onde vivem cerca de 60 famílias.
Anielle foi recepcionada pela prefeita de Ubatuba, Flávia Paschoal e pelos representantes da Associação dos Remanescentes da Comunidade do Quilombo da Caçandoca. O quilombo realizava o 9º Encontro de Mulheres Assentadas Indígenas e Quilombolas.
Anielle visitou a comunidade do quilombo da Caçandoca para prestar apoio e solidariedade às famílias que foram atingidas pelas fortes chuvas. Ela participou da reunião ao lado da prefeita, conheceu projetos desenvolvidos pelo quilombo e as principais prioridades do quilombo. Anielle colocou o ministério à disposição dos quilombolas e indígenas de Ubatuba.
A prefeita Flávia Paschoal fez questão de agradecer a presença da ministra da Igualdade Racial em seu município. “Gostaria de agradecer a ministra que esteve em São Sebastião, mas que fez questão de vir até Ubatuba, visitar o quilombo da Caçandoca”, disse a prefeita.
ANielle agradeceu a receptividade da prefeita e dos quilombolas. “Nesse momento, de tantas dificuldades causadas pelas chuvas que atingiram a cidade e região, temos que prestar nossa solidariedade e procurar ajudar esse povo”, comentou.
Anielle
Anielle Francisco da Silva, mais conhecida como Anielle Franco, de 38 anos, é professora, jornalista e ativista brasileira, diretora do Instituto Marielle Franco e colunista do Ecoa UOL e irmã da vereadora carioca Marielle Franco assassinada no dia 14 de março de 2018 no Rio de Janeiro.