Fortes chuvas colaboraram para o aumento da poluição nas praias da região. CETESB recomenda que banhistas evitem se banhar em praias em que a água do mar esteja barrenta, com presença de detritos e, principalmente, próxima aos cursos de água.
Um total de 25 praias, 15 delas em São Sebastião, estão impróprias para banho no fim de semana, entre elas, a de Maresias(FOTO), segundo a Cetesb(Companhia Ambiental do Estado de São Paulo). Ilhabela tem sete praias poluídas; Caraguatatuba, três: e, Ubatuba, apenas uma.
Segundo a Cetesb, em eventos extremos de chuvas, como o do último final de semana, dias 18 e 19 de fevereiro de 2023, ocorre o carreamento de grande quantidade de lama e de esgoto doméstico para as praias por meio dos cursos de água e de enxurradas. Por esse motivo, no trecho mais crítico de Toque- Toque até Juquehy, as praias foram classificadas como Impróprias para banho e recreação.
A CETESB recomenda, preventivamente, aos moradores e turistas que evitem se banhar em praias em que a água do mar esteja barrenta, com presença de detritos e, principalmente, próxima aos cursos de água.
Segundo a agência ambiental paulista, ainda em função dessa condição meteorológica, não foi possível realizar a amostragem, pela CETESB, nas praias dos municípios de Bertioga, Guarujá, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe, mantendo-se as classificações da semana anterior.
Confira a relação de praias impróprias para banho no litoral norte:
São Sebastião
Prainha, Preta do Norte, Toque Toque Grande, Santiago, Maresias, Boiçucanga, Camburi, Sahy, Juquehy, Toque Toque Pequeno, Paúba, Camburizinho, Baleia e Preta.
Ilhabela
Armação, Itaquanduba, Perequê, Portinho, Julião, Itaguaçu e Veloso
Caraguatatuba
Tabatinga, Centro e Prainha
Ubatuba
Itaguá