Estado confirma 36 mortes no Litoral Norte; presidente Lula visita a região nesta segunda(20)

Até o momento, 36 óbitos foram confirmados no Litoral Norte Paulista, após o temporal que atingiu as cidades da região entre o sábado(18) e a madrugada de domingo(19). Segundo o governo do estado de São Paulo, 35 pessoas morreram em São Sebastião – 31 na Barra do Sahy, dois Juquehy, um Camburi, um em Boiçucanga – e uma em Ubatuba.

Estão desalojadas 228 pessoas e desabrigadas outras 338. Paralelamente às ações de resgate, a Polícia Civil realiza as ações de polícia judiciária, com a requisição dos exames, e a Superintendência da Polícia Técnico-Científica, por meio do Instituto de Criminalística (IC) e o Instituto Médico Legal (IML), os trabalhos de perícia e identificação das vítimas em parceria com o Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt (IIRGD).

As equipes da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros e do Exército Brasileiro trabalharam durante a noite d domingo  e a madrugada desta segunda-feira(20) nas atividades de busca, resgate e salvamento às vítimas das fortes chuvas que castigaram as cidades de São Sebastião e Ubatuba, litoral norte de São Paulo. O governador Tarcísio de Freitas e o Coordenador Estadual da Defesa Civil, Coronel Henguel Ricardo Pereira, permanecem na região acompanhando os trabalhos e nesta segunda-feira (20) se reúnem com representantes do Governo Federal.

Mais de 130 equipes, com o apoio de 23 viaturas e sete aeronaves, estão empenhados nas ações, que estão concentradas na região da Barra do Sahy e Camburi, em São Sebastião. Outros 80 policiais reforçarão as atividades a partir dessa segunda-feira (20). A atuação é de forma suplementar às ações da Defesa Civil Municipal.

O governador Tarcísio de Freitas, que permanece na região, liberou R$ 7 milhões para a Defesa Civil agir no auxílio às vítimas das fortes chuvas que atingiram o Litoral Norte do estado. A autorização foi publicada no Diário Oficial do Estado.

A liberação dos recursos se dá como abertura de crédito suplementar ao Orçamento Fiscal na secretaria de Governo e Relações Institucionais. O decreto que determina a liberação dos recursos entra em vigor imediatamente.

As cidades de Ubatuba, São Sebastião, Ilhabela, Caraguatatuba e Bertioga, foram impactadas pelas fortes chuvas que atingiram a região e entraram em estado de calamidade pública, decretado pelo governo do estado na tarde deste domingo (19).

Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva  manteve contatos ainda na tarde de domingo(19), com o governador |Tarcísio de Freitas e com o prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto,  para obter detalhes da situação no litoral norte e, especialmente, São Sebastião. O presidente decidiu cancelar suas estadia na Bahia durante o carnaval para viajar até São Sebastião.

Em suas redes sociais, Lula informou que  o governo federal, através da @defesacivilbr e das Forças Armadas, estão à disposição e atuando para ajudar no que for necessário e somar esforços ao governo de São Paulo e prefeituras no auxílio às vítimas.

O presidente informou ainda que nesta segunda “irá visitar a região e acompanhar os esforços de enfrentamento dessa tragédia”. Segundo o prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto,  Lula chegará apela manhã, acompanhado de seus ministros para ver de perto os danos causados pelas chuvas e prestar suas solidariedades aos moradores que perderam parentes na tragédia.

Segundo ele, Lula fará um sobrevoo pela costa sul e depois se reunirá com as equipes do governador Tarcísio de Freitas e da prefeitura para agilizar as ações de apoio às vítimas e as prefeituras da região. Os prefeitos das cidades vizinhas, Caraguatatuba, Ubatuba e Ilhabela devem estar presente na reunião com Lula, seus ministros, o governador Tarcisio de Freitas, em São Sebastião.  

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *