As cidades do Litoral Norte ficaram sem energia durante cerca de 15 minutos na noite de sexta-feira, dia 17. O apagão ocorreu entre 19h30 e 19h45, deixando todas as cidades da região às escuras. Cidades do Litoral Norte recebem cerca de 1 milhão de turistas no feriado de carnaval.
A Concessionária EDP, que abastece Caraguatatuba e São Sebastião, informou que na noite de sexta-feira (17), às 19h28, houve interrupção no sistema de transmissão, afetando o fornecimento de energia para as subestações de Caraguatatuba e São Sebastião. Depois de 13 minutos o sistema de transmissão de energia foi restabelecido e as subestações da EDP voltaram a operar normalmente.
A EDP informou ainda que as causas da interrupção estão sendo apuradas pela transmissora. A EDP reforçou suas subestações e mão de obra para atender as cidades do Litoral Norte ao longo da temporada de verão.
A Concessionária Elektro que abastece Ubatuba e Ilhabela, cidades também atingidas pelo apagão, comunicou que receberam da equipe de operações da ISA CTEEP a confirmação de que realmente às 19h28 desta sexta(17), houve um desligamento na rede de transmissão para a distribuidora local, A energia teria sido reestabelecida às 19h41. Segundo a concessionária, as causas ainda estão sendo apuradas.
A Concessionária informou ainda que mantém a “Operação Carnaval”, ampliando em 40% na força de trabalho da distribuidora para atendimento às ocorrências no menor tempo possível. O Centro de Operações Integradas (COI) monitorar, em tempo real, os principais destinos no litoral e interior do estado para mitigar riscos de falta de energia.
“A Operação Carnaval visa reforçar a segurança com a população e garantir o pleno fornecimento de energia elétrica em todas as regiões onde há maior fluxo de pessoas”, declarou Fernando Freitas, gerente da Neoenergia Elektro.
Além das equipes de plantão e sobreaviso, a Neoenergia Elektro tem à disposição da população duas Subestações Móveis, posicionadas em pontos estratégicos do estado. Elas podem assumir o fornecimento de energia para até 35 mil residências, cada.