A 5ª Companhia de Polícia Militar Ambiental Marítima do 3°BPAmb, recebeu diversas denúncias sobre redes de pesca armadas irregularmente na baía da praia do Toque Toque Pequeno, município de São Sebastião, litoral norte paulista, inclusive com imagens de dois golfinhos mortos, emalhados em uma destas redes no dia anterior (29).
Imediatamente, uma equipe deslocou para a região, onde após patrulhamento marítimo, localizou uma rede de pesca do tipo emalhe de superfície (boiada), irregular, com 100 metros de comprimento, sem as devidas plaquetas de identificação, tornando-o petrecho não permitido, conforme a legislação pesqueira vigente. Na ocasião, não haviam embarcações pesqueiras nas proximidades, caracterizando a pesca utilizando método não permitido, não sendo possível identificar o responsável pelo Crime Ambiental.
O Petrecho, que estava armado no mar territorial, no interior da APAMLN – Área de Proteção Ambiental Marinha Litoral Norte, foi imediatamente recolhido e apreendido. Próximo da rede recolhida, foi localizada uma tartaruga verde ou Tartaruga-aruanã ( Chelonia mydas”) morta, provavelmente após interação com o petrecho de pesca e consequente morte por afogamento, após não conseguir emergir para respirar.
Ações rápidas como essa, corroboram para a preservação e perpetuação das espécies marinhas!
Denuncie!!!
Litoral Norte 12 3842-0123 / 12 3842-0355
Litoral Centro 13 3348-4774 / 13 3348-4773
Litoral Sul 13 3853-5750