A Unidade de Tratamento de Gás Monteiro Lobato, mais conhecida como UTGCA, completou 10 anos de operação em Caraguatatuba. A unidade é essencial para a produção de óleo e gás do pré-sal da Bacia de Santos e atende cerca de 20% de toda a demanda de gás natural do país. Conheça 10 curiosidades da UTGCA nos 10 anos de operação em Caraguatatuba. .
1. O gás processado na unidade dá origem a três produtos: o gás natural, o GLP e o C5+.
2. O gás natural tem uso industrial, residencial e veicular, podendo ser usado como combustível no transporte e nas usinas termoelétricas, além de fonte de energia em casas, fábricas e estabelecimentos comerciais. Já o GLP é o gás liquefeito de petróleo, mais conhecido como o gás de cozinha. E o C5+ (condensado), é a parte líquida do gás, chamada também de gasolina natural, que pode gerar diesel e gasolina.
3. Com capacidade de processamento de 20 milhões de m3 de gás por dia, hoje a unidade atende a quase 20% de toda a demanda de gás natural do Brasil.
4. Nesses 10 anos, foram entregues cerca de 39 bilhões de m3 de gás natural ao mercado nacional, além de 17,6 milhões de barris de óleo equivalente (boe) de C5+ e 11,5 milhões de boe de GLP.
5. Além de gerar empregos diretos e indiretos, a UTGCA paga royalties pelo seu funcionamento. Entre 2011 e 2020, apenas o município de Caraguatatuba recebeu R$ 834,5 milhões, que se traduzem em benefícios para a sociedade.
6. São 145.000 m² de mata atlântica preservadas no entorno da UTGCA, garantindo a qualidade do ar e as condições para a biodiversidade local. Esse número equivale a aproximadamente 14 campos e meio de futebol. Com o plantio de 20 mil mudas de diferentes espécies nativas na Área de Preservação Permanente do Rio Camburu, recuperamos 76.000 m² de floresta de restinga de mata atlântica.
7. A unidade também faz o monitoramento da fauna na região. Em 2015, o programa registrou a rara aparição de uma águia-cinzenta, espécie considerada em ameaça de extinção e vulnerável.
8. Com seu sistema próprio de geração, a UTGCA produz 100% da energia elétrica necessária para sua operação. Os 4 turbogeradores possuem tecnologia de baixa emissão de poluentes e a energia dos gases de exaustão é reaproveitada.
9. A unidade hoje viabiliza 10% da produção nacional de petróleo, tendo se tornado essencial para a utilização de petróleo do pré-sal da Bacia de Santos. Isto porque durante o processo de extração do petróleo dos poços produtores, também é extraído gás, inevitavelmente. É na UTGCA que esse gás é processado e transformado em outros produtos, como o GLP, C5+ e Gás Natural enquadrado, que podem ser comercializados para o abastecimento do mercado consumidor.
10. As operações da UTGCA são pouco perceptíveis visualmente para quem observa o seu entorno. O flare, equipamento que integra o sistema de segurança e é utilizado para o alívio da pressão durante o tratamento do gás, é horizontal. Esse formato contribui para diminuir o impacto das operações.