O surfista ubatubense Ryan Kainalo, de 16 anos, que disputa o mundial de surfe júnior na praia de Seaside Reef, em San Diego, na Califórnia(EUA), ficou em segundo na sua bateria e vai disputar a fase eliminatória do campeonato. Kainalo enfrentará o surfista Tide Lee Irlanda, da África do Sul. O brasileiro Cauã Costa também avançou direto para as oitavas de final.
A competição teve início nesta segunda, dia 9 e deve prosseguir até o dia 15. Kainalo, que obteve nota 9.90, abriu as disputas do mundial enfrentando na primeira bateria o surfista francês Kauli Vaast, de 20 anos , que obteve nota 11.60 e avançou em primeiro lugar e o japonês Tenshi Lwami, que obteve nota 7.40 e, que também, foi para a eliminatória.
Ryan Kainalo já enfrentou e venceu o sul africano Tide Lee em 2022. Os dois se enfrentaram em julho na final do Ballito Pro Júnior, disputado na África do Sul. Ryan venceu a competição obtendo nota 14.83 e seu adversário ficou em segundo com nota 8.34.
Cauã Costa, do Ceará, disputou a 7ªbateria, que foi bem acirrada, obtendo nota 12.20, superando os surfistas Kade Matson(EUA), nota 7.53 e Lennox Chell(Austrália), que obteve nota 11.33. Cauã avançou direto para as oitavas de final.
O Brasil já venceu nove vezes a competição, a última delas em 2019, com o catarinense Lucas Vicente. Em 2020 e 2021 a competição não foi realizada por causa da pandemia do Coronavirus. Gabriel Medina, de São Sebastião venceu a edição do World Junior Championships de 2013.
Segundo a WSL, o mundial de júnior será disputado por 24 surfistas em cada uma das categorias masculina e feminina. Ryan Kainalo é uma das grandes promessas do surfe brasileiro. Kainalo é o atual campeão nacional das categorias Sub-16 e Sub-18.
No final do ano passado, Kainalo venceu o Punta Rocas Open Pro, no Peru, uma das etapas do mundial júnior de surfe. Ele derrotou o cearense Cauã Costa que, também, disputará o World Junior Championships em San Diego, na Califórnia.