Os turistas que visitam pela primeira vez o litoral norte paulista devem evitar o banho de mar em praias classificadas como “de tombo”.
O Litoral Norte recebe cerca de 3 milhões de turistas ao longo da temporada de verão. A maioria, chega pela primeira vez, desconhecendo os riscos a beira mar. O GBmar faz campanha através das televisões, rádios e internet para orientar os banhistas que “água no umbigo é sinal de perigo”.
Na virada do ano foram mais de 1,5 milhão de pessoas espalhadas pelas mais de 100 praias da região. Não houve nenhum óbito por afogamento nas praias, que foram reforçadas com guarda-vidas do GBmar e das prefeituras. Entre a sexta, dia 30 e o domingo, dia 1º, um total de 73 banhistas foram salvos pelos guarda vidas, 37 deles em Ubatuba, 32 em São Sebastião; e, quatro em Caraguatatuba.
O Litoral Norte possui vários tipos de praias: praias rasas, praias de tombo, praias intermediárias, praias de enseadas e praias abrigadas. As praias de Tombo devem ser evitadas, por oferecerem maiores riscos aos seus frequentadores, principalmente, por aqueles que não estão acostumados com o mar e não sabem nadar.
Praia de Tombo é aquela que tem areia bastante fofa e inclinada em direção ao mar e quando se chega à beira da água do mar, existe uma profundidade muito grande, uma espécie de “buraco”.
Esse tipo de praia deve ser evitado por idosos, adultos e crianças que não sabem nadar pois o risco de acidentes é muito grande, principalmente, quando o mar está um pouco mais agitado.
Normalmente, o banhista ao adentrar a água é levado pela correnteza em direção ao fundo, colocando em risco a sua segurança. Boa parte dos afogamentos registrados na região ocorre em praias deste tipo.
“Por definição é uma praia que possui um fundo com grande inclinação. Areia um pouco ais grossa. Os grandes riscos e a profundidade abrupta. Dá dois passos é já está em lugar mais fundo, não dá pé. As ondas são do tipo caixote, mais fortes que quebram na areia, podendo atingir com força o banhista e arrastá-lo para o fundo”, explica o comandante do GBmar(Grupamento de Bombeiros Marítimos do Litoral Norte, capitão João Batista Rapaci. .
Segundo ele, deve ser evitado o banho de mar neste tipo de praia, principalmente, por aqueles que visitam a região pela primeira vez. “O ideal é procurar praias mais rasas e mansas e se possível com monitoramento de guardas vidas”, recomenda Rapaci.
Existem praias de tombo bastante conhecidas e frequentadas na região, como as da Martim de Sá(canto direito), Capricórnio e Massaguaçu, em Caraguatatuba; a de Boiçucanga, na costa sul de São Sebastião; e da Sununga, em Ubatuba.