O litoral norte de São Paulo encerra a última semana do ano com apenas três praias inadequadas para banho de mar: Itaguá em Ubatuba e Armação e Itaquanduba(Foto), em Ilhabela. O rio Itamambuca, que desagua na praia do mesmo nome, em Ubatuba, que também é monitorado pela Cetesb está com suas águas poluídas. O boletim foi divulgado besta sexta-feira(23).
Na próximas semanas, o número de praias impróprias tende a aumentar devido as chuvas, que tradicionalmente poluí os córregos e rios e contribui em muito para a poluição das praias. O excesso de turistas também acaba colaborando com a poluição das praias.
A Cetesb monitora semanalmente 98 pontos no litoral norte e o resultado é divulgado todas as sextas-feiras no site da companhia. As praias classificadas como impróprias são sinalizadas com bandeiras da cor Vermelha e devem ser evitadas devido ao risco de doenças transmitidas pela presença do esgoto no água do mar. As praias sinalizadas com bandeiras da cor Verde apresentam boas condições de balneabilidade.
O Estado, as prefeituras e o GBmar(Grupamento de Bombeiros Marítimos) reforçaram a segurança nas maioria das praias da região com a contratação de guarda-vidas temporários. A praia Martim de Sá, um das mais frequentadas em em Caraguatatuba aumentou de três para sete os pontos de observação de salva-vidas instalados ao longo da orla.
O sábado(24) e domingo(25), foi de grande movimento turístico nas quatro cidades. As praias estiveram cheias. A única ocorrência grave registrada pelo GBmar foi a localização de um corpo em adiantado estado de decomposição boiando nas proximidades da costeira da praia do Felix, região norte de Ubatuba, ontem, domingo. O caso está sendo investigado pela polícia civil de Ubatuba.