O navio Ghena, de bandeira panamenha, está atracado no porto de São Sebastião, no Litoral Norte, recebendo 15.400 cabeças de gado que deverão ser exportada para a Turquia.
O navio chegou no dia 16, sexta-feira, tem como agência a Argo e é operado pela TSS. Os animais são oriundos de fazendas do Mato Grosso. A embarcação considerada uma das maiores do mundo no transporte de carga viva deve deixar o porto nos próximos dias.
O porto de São Sebastião é um dos três ainda em operação com carga viva no país. Além de São Sebastião, os animais são exportados através dos portos de Rio Grande(RS) e Vila do Conde, no Pará.
Segundo a Secretaria de Comércio Exterior, o Porto de São Sebastião é referência no embarque de animais bovinos vivos para exportação. O porto contaria com excelente estrutura e agiliza a exportação de cargas vivas procedentes do interior de São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul.
Segundo a Secex, em 2021, o porto de São Sebastião foi responsável 16,6% das exportações nacionais de cargas vivas que tiveram como destino países como Turquia, Egito, Jordânia e Iraque.
O porto de São Sebastião já foi palco de manifestação de ambientalistas, ativistas e parlamentares contrários a exportação de gado vivo através do Litoral Norte. Para os manifestantes, a prática(exportação) é um ato de crueldade com os animais.