Prefeitura de Caraguatatuba promete temporada de verão “mais segura”

Cidade registra números preocupantes com relação a segurança pública

 

A prefeitura de Caraguatatuba acredita que a temporada de verão 2022/2023 será uma das mais seguras dos últimos anos. Segundo a prefeitura, foram feitos diversos investimentos para garantir a moradores, veranistas e turistas mais segurança na temporada de verão.

 

A prefeitura divulgou os investimentos feitos entre eles, a nova iluminação de LED instaladas em locais de grande concentração de pessoas. Novos suportes foram instalados ao longo de 12 km de orla (Martim de Sá, Prainha, Centro, Indaiá, Aruan, Britânia, Palmeiras e Porto Novo). Somente em 2022, a cidade realizou a substituição de 1.655 pontos de iluminação convencional por luminárias de LED.

 

Além também de 48 novos pontos de iluminação pública foram instalados em mais de 30 bairros, entre eles, Golfinhos, Jardim Britânia, Casa Branca, Olaria e Porto Novo. Atualmente, a cidade conta com mais de 25.600 luminárias, sendo 98% com tecnologia LED.

 

A Defesa Civil, por exemplo, ganhou nova sede, duas novas viaturas e um software para monitoramento e alerta de eventos climáticos. A cidade, foi inclusive, vencedora Prêmio InovaCidade com o projeto de “Tecnologia de Satélites Orbitais Aplicados no Monitoramento de Ocupações Irregulares e Controle dos Impactos Ambientais”.

 

A cidade vai ganhar pela primeira vez na história uma Guarda Civil Municipal com 67 agentes, além de 183 câmeras de monitoramento de Norte a Sul da cidade.

 

A locação de imóvel que servirá para Base da GCM já foi feita e um acordo de Cooperação Técnica entre a Prefeitura e a Polícia Federal autorizou a emissão de Porte Funcional para os Guardas para uso de armas e equipamentos de uso individual como pistolas, carabinas, espingardas, além de munições.

 

Por meio da parceria com a Polícia Militar foi realizada a manutenção do convênio da Atividade Delegada com investimento de mais de R$ 2 milhões este ano.

 

Além de termos diariamente policiais em horários de folga trabalhando na segurança do município, foram feitos mais investimentos com novas viaturas, novas motocicletas e bicicletas. Além disso, a parceria com Corpo de Bombeiros propiciou mais R$ 675 mil em investimentos.

 

Para a alta temporada, a cidade contará com a Operação Verão 2022/2023, com 241 Policiais Militares entre 19 de dezembro e 29 de janeiro de 2023; 50 Policiais Militares entre 30 de janeiro a 26 de fevereiro de 2023; 20 Bombeiros entre 19 de dezembro e 26 de fevereiro de 2023; 30 Policiais Rodoviários entre 19 de dezembro e 26 de fevereiro de 2023; além do reforço de policiamento especializado do BAEP (Batalhão de Ações Especiais de Polícia) com 10 cavalos e mais 20 Policiais Especializados em Cavalaria todos os finais de semana até o fim da temporada, além de cães para atuar no combate ao tráfico de drogas.

 

E para reforçar e mostrar à população toda estrutura logística municipal que será intensificada durante a alta temporada, a Prefeitura prepara no dia 19 de dezembro, às 16h, na Praça da Cultura, desfile com todas as forças que estarão em tempo integral trabalhando pela cidade, como Segurança, Serviços Públicos, Urbanismo, Fazenda, Mobilidade e Saúde.

“Caraguatatuba está pronta para maior temporada de todos os tempos. Nosso objetivo é que tanto os moradores como os turistas sintam-se seguros e tenham o melhor verão de suas vidas”, destaca o prefeito Aguilar Junior.

 

Estatísticas preocupam

 

Apesar dos investimentos feitos pela prefeitura, a cidade continua sendo considerada uma das mais violentas do estado de São Paulo. O jornal OVale divulgou esta semana que Caraguatatuba com taxa de homicídio por 100 mil habitantes,  de 24,24,  supera capitais como Natal (24), Belém (22,3) e Porto Alegre (20).

 

Segundo o jornal, o levantamento foi feito com dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, para as 27 capitais, e com números oficiais da SSP (Secretaria de Estado de Segurança Pública), para os municípios da região do Vale e Litoral Norte.

 

Em outubro, Caraguatatuba registrou dois homicídios, seis estupros, 34 roubos e três roubos de veículos. Nos primeiros dez meses deste ano, Caraguatatuba já registrou 26 homicídios( em toda a região foram 56); a região registrou apenas um caso de latrocínio, roubo seguido de morte, foi em Caraguatatuba, no mês de abril; a cidade contabiliza 72 estupros no ano(na região foram 167 estupros); dos 626 roubos a mão armada registrados na região este ano, 297 foram em Caraguatatuba; e, no mês de outubro foram cinco roubos de veículos na cidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *