Até o mês de março, 250 PMs devem permanecer na cidade que já registrou 20 homicídios em 2022
Com o objetivo de oferecer ainda mais segurança a moradores, turistas e veranistas durante o fim de ano e toda a temporada de Verão, Ubatuba viabiliza ações que compõem a Operação Verão 2022/2023.
A partir do dia 19 de dezembro, a cidade receberá o reforço de 250 policiais militares (Policiamento, Bombeiros, PM Rodoviária e Grupamento Aéreo). O efetivo da PM ficará alojado na sede da 3ª Cia PM, no Parque Vivamar, e no alojamento da Regional Sul.
De acordo com o secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Major Edilson Ramos de Oliveira, também haverá atuação da atividade delegada no patrulhamento diário na Região Norte do município, bem como na fiscalização das ocorrências de perturbação do sossego público.
“A Prefeitura investirá, diariamente, na contratação de 10 GCM para trabalhar como reforço em seu horário de folga atuando na fiscalização de Trânsito e da Zona Azul, e em reforço às equipes operacionais nas ações preventivas de preservação da ordem e garantia da segurança nos espaços públicos”, garantiu Oliveira.
Ele ainda acrescentou que a administração está investindo, ainda, na criação de dois grupos de apoio à fiscalização, através da atividade delegada, contratando os PM em horário de folga para trabalhar no auxílio aos agentes municipais.
“Importante destacar que outra conquista deste ano é que teremos três viaturas da prefeitura que foram destinadas à atividade delegada da PM – o que vai facilitar as rondas pelo município que é muito extenso”, finalizou.
Guarda-vidas
Além disso, como já de costume, a Prefeitura efetivou a contratação de 40 Guarda Vidas Temporários (GVT’s) para o Grupamento de Bombeiros Marítimos (GBMar) – divididos nos meses de novembro a janeiro. O efetivo atual do GBMar de Ubatuba conta com 40 guarda-vidas servindo em Ubatuba, sendo 36 no serviço operacional que atuam nas praias Itamambuca, Perequê-Açu, Tenório, Praia Grande, Toninhas e Maranduba. Já na temporada, a cobertura aumenta, acrescentando as praias Puruba, Félix, Prumirim, Vermelha do Norte, Vermelha do Centro, Sununga e Sapê.
O Estado também deve efetuar a contratação de 40 GVTs – contribuindo ainda mais com a segurança nas praias. De acordo com informações do Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar), em Ubatuba, são realizados, em média, 800 salvamentos durante o período da temporada – que vai de dezembro a março – o que significa uma média de mais de um salvamento por dia.
Estatísticas preocupam
Ubatuba, que tem a segunda maior população do Litoral Norte, é considerada a cidade que mais recebe turistas ao longo do verão. As estatísticas policiais mostram que a violência cresceu muito na cidade. Ubatuba é a segunda cidade mais violenta na região, registrou 20 homicídios nos 10 primeiros meses de 2022.
Em outubro, Caraguatatuba registrou dois homicídios, seis estupros, 34 roubos e três roubos de veículos. Em Ubatuba, foi registrado uma morte, dois estupros, 29 roubos e um roubo de veículo. Em São Sebastião, não houve homicídio em outubro, foram oito estupros, 11 roubos e um roubo de veículo. Na ilha, houve um homicídio, um estupro e um roubo em outubro.
Nos primeiros dez meses deste ano, Caraguatatuba já registrou 26 homicídios; em Ubatuba, foram 20; em São Sebastião, sete mortes; e, em Ilhabela, apenas dois homicídios. No total, entre janeiro e outubro, foram registradas 56 mortes na região. Neste ano, a região registrou apenas um caso de latrocínio, roubo seguido de morte, foi em Caraguatatuba, no mês de abril.
O número de estupros caiu um pouco na região, foram 17 em outubro contra 23 casos em setembro. Em outubro, São Sebastiao liderou o número de casos com oito registros(são 41 ao longo do ano); em Caraguatatuba foram seis casos( 72 ao longo do ano); em Ubatuba dois caso em outubro(32 no ano); e, em Ilhabela, um caso em outubro(19 ao longo do ano). Nos primeiros dez meses do ao, o Litoral Norte registrou 167 estupros.
O número de roubos a mão armada cresceu entre setembro e outubro, foram 75 casos em outubro contra 63 em setembro. Caraguatatuba registrou 34 roubos em outubro(297 ao longo do ano); Ubatuba registrou 29 roubos(196 ao longo do ano); São Sebastião teve 11 roubos em outubro( 116 no ano); e, Ilhabela, teve apenas um roubo em outubro e 17 desde o início do ano. O Litoral Norte registrou 626 roubos a mão armada nos primeiros dez meses de 2022.
Em outubro houve redução no número de roubos de veículos. foram cinco roubos de veículos, contra nove roubos registrados em setembro. Em outubro, foram três roubos em Caraguatatuba; um em Ubatuba; e, um, em São Sebastião. Nos primeiros dez meses de 2022, o Litoral Norte contabiliza 43 roubos de veículos.