A economista Michelli Veneziani oficializou sua filiação ao Partido Social Democrático (PSD) nesta segunda-feira(26), na capital paulista. O prefeito de Caraguatatuba, Mateus Silva; seu pai, o ex-prefeito Antônio Carlos; a mãe Mirlene Veneziani; a avó Myrtes ; e, lideranças estaduais do partido prestigiaram a filiação que ocorreu na sede nacional do partido.
A ficha de filiação foi referendada pelo presidente nacional da legenda, Gilberto Kassab. Durante o evento, Michelli destacou a importância da participação ativa das mulheres na política e o compromisso com o desenvolvimento social e regional. “Filio-me ao PSD com o propósito de continuar trabalhando por políticas públicas que impactem positivamente a vida das pessoas. Acredito na força da escuta, da gestão com responsabilidade e do cuidado com quem mais precisa”, afirmou.
Michelli também ressaltou o papel do partido no cenário nacional e estadual. “O PSD tem demonstrado coerência e compromisso com os municípios. Me sinto acolhida e fortalecida para continuar construindo pontes entre o poder público e a população, especialmente nas áreas social, de saúde e de geração de oportunidades”, completou.
Tudo indica que Michelli deverá sair candidata a deputada estadual ou federal em 2026 contando com o apoio dos irmãos Mateus, prefeito de Caraguatatuba, Antônio Carlos Júnior, presidente da Câmara de Caraguatatuba e do pai, Antônio Carlos, ex-prefeito por quatro mandatos em Caraguatatuba e deputado estadual por dois anos. O Litoral Norte não tem representantes na assembleia legislativa e na Câmara Federal. O último deputado (estadual) eleito foi justamente o seu irmão Antonio Carlos Junior que em 2014 obteve cerca de 55 mil votos e ficou com suplente, assumindo o cargo em janeiro de 2019 na vaga da deputada Célia Leão (PSDB), que foi nomeada secretária estadual da Pessoa com Deficiência.
Michelli esteve praticamente por sete anos, entre 2016 e 2023, coordenando políticas públicas na área da assistência social no município de São Sebastião, quando seu então marido, Felipe Augusto, foi prefeito da cidade. À frente do Fundo Social de Solidariedade de São Sebastião, implementou projetos como o “Mais Vida” e a “Casa PodeRosa”, voltados para o acolhimento de mulheres vítimas de violência, que consolidaram sua imagem como uma liderança comprometida com as causas sociais. O casal se separou e os dois se tornaram adversários políticos.
Michelli tem experiência na política. Atuou na coordenação das campanhas do pai, Antonio Carlos, do ex-marido e do irmão Mateus, atual prefeito de Caraguatatuba. Em 2018, foi candidata a deputada estadual, obteve 39.681 votos em todo o estado de São Paulo. Michelli Veneziani é formada em Economia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e possui pós-graduação em Gestão Executiva pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), com especializações em Gestão Financeira, Auditoria Interna e Coaching.