E-sports: jovem de Caraguatatuba faz sucesso como coach de Valorant pelo Corinthians E-sports.

 

Paulo Henrique, de 25 anos – a direita, na foto acima, mais conhecido como ” Hsam “, na comunidade dos esports, começou como treinador em 2021 e, atualmente,  é o coach de Valorant do cenário inclusivo pela organização do Corinthians E-sports.

 

Por Salim Burihan

 

O esportes eletrônicos, conhecidos como esports, continua crescendo e muito em todo o país. Uma pesquisa recente comprovou a popularidade deste tipo de esporte mostrando que de cada quatro brasileiros, três praticam games.

 

O esports ou jogos eletrônicos são jogos virtuais praticados individualmente ou em equipes. A melhora da acessibilidade na internet facilitou o acesso aos games e streamings a qualquer momento e em qualquer lugar, expandido o mercando e ampliando o número de praticantes.

 

Segundo a Confederação Brasileira de Games e Esports(CBGE), as principais categorias praticadas no país atualmente são: jogos de esportes, como o FIFA, por exemplo, simulando uma partida com atletas dos times mais tradicionais do futebol mundial; jogos de luta, de atiradores e de estratégia.

 

Para ser um ciberatleta ou um jogador de esports é necessário especializar-se em um game; ter equipamentos de qualidade; participar de campeonatos, participar de equipes; se manter sempre atualizado; e, treinar bastante.

 

Disputas de esports lotam arenas e ginásios

Os principais praticantes de esports no Brasil incluem jogadores profissionais, streamers, influenciadores digitais e organizações que apoiam a indústria de jogos eletrônicos. Alguns nomes conhecidos são: Alexandre “Gaules”, um dos maiores streamers de CS:GO do país, e Bruno “Nobru”, um ícone do Free Fire. Também há grandes personalidades como Sher Machado, que faz lives de League of Legends pela INTZ, e Nicolle “Cherrygumms” Merhy, CEO da BlackDragons.

 

 

Entre os times brasileiros, um dos mais conhecidos é a FURIA que tem o jogador Neymar e Cris Guedes como presidentes, que no domingo passado, dia 18, se tornou a primeira equipe campeã da Kings League Brasil na história. Com a conquista, o time garantiu uma vaga na Copa do Mundo de Clubes, que acontece em Paris, na França, entre 1º e 14 de junho.

 

Litoral Norte

 

No Litoral Norte Paulista, um jovem treinador de Caraguatatuba, Paulo Henrique “Hsam”(Foto), vem fazendo muito sucesso no Esports. O treinador ou coach é um profissional importantíssimo em jogos competitivos. Ele ajuda a aprimorar habilidades, estratégias e desempenho, tanto individual como coletivo da equipe.

 

Paulo Henrique, de 25 anos, mais conhecido como ” Hsam ” na comunidade dos esports, atualmente é o coach de Valorant do cenário inclusivo pela organização do Corinthians E-sports. Ele é um dos treinadores do Corinthians E-sports que tem em sua equipe as jogadoras: Luisa “Shyz” Minarelli, Giulia “lissa” Lissa, winter e os treinadores Paulo “Hsam” Henrique e Bernardo “FLSH” Veloso, para a disputa do Game Chanber Brasil na temporada de 2025.

 

“Minha carreira começou como técnico em 2021 enquanto eu ainda trabalhava de professor de informática e programador, mas sempre jogava outros jogos pensando em um dia chegar no competitivo, sempre tive a paixão por competição e foi isso que me moveu para essa profissão e me move até hoje, o que me ajudou muito na minha carreira foi uma facilidade em didática e trabalho coletivo”, conta Paulo Henrique, o “Hsam”.

 

Ele atuou como coach em organizações como Stellae Gaming, Team Brave Soldiers e atualmente no Corinthians E-sports.  Paulo Henrique já teve diversas experiências nos campeonatos mistos e inclusivo, chegando no ano passado no presencial do Game Changers Valorant com sua equipe conquistando o quarto lugar na competição.

 

“Atualmente minha equipe é formada pela “Shyz”, uma player muito experiente, com passagens até pelo Campeonato Mundial Inclusivo de Valorant; pela “Krysme”, ex-player de diversas organizações, sendo a sua principal passagem na organização da LOUD; “Winter”, sendo a novata e promessa do nosso cenário; e, “Lissa”, jogadora experiente e famosa no cenário por diversas organizações sendo seu último time a Team Brave Soldiers”, conta Paulo Henrique.

 

Segundo ele, o cenário de esports no Brasil possui mais de 103 milhões de jogadores, sendo um dos maiores mercados do mundo. Ele destaca os dados da Pesquisa Game Brasil que indicam que 74,5% dos brasileiros afirmam jogar jogos digitais regularmente. “A presença de eSports no Brasil é forte, com 64,3% do público tendo o hábito de jogar esports, e 29% assistindo partidas por cerca de três horas por semana. O mercado de esports no Brasil está em expansão, com um grande potencial de crescimento”, finaliza.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *