Prefeitura de São Sebastião intensifica ações de ‘caça-esgoto’ em bairros da região central

Fiscalização foi iniciada em abril e tem como objetivo coibir o lançamento clandestino de esgoto e extravasamentos que possam poluir as praias

 

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Semam), intensificou as vistorias de ‘caça-esgoto’, com o objetivo de identificar e coibir o lançamento clandestino de esgoto e extravasamentos, na região central do município.

A ação também busca atender à necessidade sobre a melhoria da balneabilidade das praias que estão próximas dos bairros Topolândia, Centro e Vila Amélia, que conforme relatório da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), possuem os menores índices de qualidade de água no monitoramento dos últimos anos no município.

Durante as vistorias, a equipe técnica da Semam constatou pontos críticos de lançamento irregular de esgoto nas redes de drenagem pluvial, principalmente no córrego Mãe Isabel e no córrego do Outeiro.

Na Rua José Pacini, bairro Topolândia, foi identificado o extravasamento de esgoto da rede coletora para a drenagem de águas pluviais. Após testes com corante e vídeo-inspeção, a Sabesp foi autuada e notificada a realizar as devidas correções.

Outro ponto vistoriado foi a Rua da Amizade, no mesmo bairro, onde mediante o uso do insuflador de fumaça foi constatada conexões irregulares entre a rede de esgoto e a drenagem. Por esse motivo, a Sabesp foi notificada, e já iniciaram obras na rede de esgoto nesta rua.

Ainda na região central, abrangendo a Rua Ipiranga e imediações da Rua Benjamin Constant, foram vistoriados vários poços de visita (PVs) e algumas caixas de drenagem, com apoio da Sabesp, para limpeza e testes adicionais facilitando a identificação de ligações clandestinas e pontos de extravasamento.

As ações de ‘caça-esgoto’ continuarão nos próximos meses com foco na preservação ambiental, saúde pública e na melhoria da balneabilidade das praias da região central.

 

Saneamento básico

 

Segundo o Instituto Água e Saneamento, de acordo com dados do IBGE de 2022, São Sebastião com uma população de 81.595 habitantes, possui 28.979  domicílios, sendo que, 40,39% das moradias ou seja 32.953 habitantes  não possuem serviço de coleta e tratamento de esgoto. 

 

Em São Sebastião, 63,2% da população afasta seus esgotos por meio de Rede geral, rede pluvial ou fossa ligada à rede; 21.040 utilizam fossa séptica ou fossa filtro não ligada à rede; e, e 395 com outras soluções. Seis habitantes em São Sebastião não têm banheiros nem sanitários.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *