As cidades do Litoral Norte Paulista serão contempladas com 64 câmeras de monitoramento pelo governo do Estado dentro do programa Muralha Paulista. O programa tem como objetivo reduzir os índices de violência em várias regiões do estado entre elas, o Vale do Paraíba e o Litoral Norte.
O edital para compra das câmeras foi publicado na edição de terça-feira(20) do Diário Oficial do Estado. As empresas interessadas tem até 30 de junho para enviar a proposta para o governo do Estado. A Região Metropolitana do Vale do Paraíba receberá 350 câmeras, sendo que 64 delas serão destinadas as cidades do Litoral Norte.
Segundo a Secretaria da Segurança Pública, o programa Muralha Paulista permite trabalhar com inteligência as imagens de câmeras de monitoramento privadas ou públicas para gerar informações sobre criminalidade.
No Litoral Norte, estão previstas 28 câmeras em Ubatuba; 23, em São Sebastião; oito, em Caraguatatuba; e, cinco em Ilhabela. Nos três primeiros meses do ano, o Litoral Norte soma 18 homicídios, sendo 10, em Caraguatatuba; seis em Ubatuba; e dois em São Sebastião. Em Ilhabela, não foi registrado nenhum homicídio em janeiro, fevereiro e março.