Irmãos Celso e Lucas Pereira percorreram três oceanos e visitaram 52 países velejando no Katoosh, veleiro com 13 metros de comprimento e 4 metros de largura. Fotos: Reprodução Redes Sociais/Veleiro Katoosh
Depois de mais de sete anos navegando por três oceanos e percorrendo 52 países, os irmãos Celso Pereira Neto, de 32 anos e Lucas Faraco, de 29, atracaram por volta das 10h30 da manhã deste sábado, dia 17, o veleiro Katoosh, no Saco da Ribeira, em Ubatuba, encerrando uma aventura que durou 2.630 dias iniciada no mesmo local no dia 5 de março de 2018.
A chegada no Saco da Ribeira foi emocionante com a presença de centenas de embarcações, fãs e amigos dos irmãos velejadores, que divulgaram a aventura nas redes sociais, onde possuem 1 milhão de seguidores no Instagram e mais de 500 mil no Youtube. Através das redes sociais, os irmãos conseguiram patrocínio para custear a viagem de veleiro ao redor do mundo.
Celso e Lucas são de Ribeirão Preto, cidade do interior paulista, mas desde criança convivem com o mar e a vela, chegaram a morar com os pais no veleiro que ficava fundeado em Ubatuba. Quando cursavam a faculdade planejaram a viagem do veleiro ao redor do mundo. Usaram o veleiro inicialmente para passeios no Litoral Norte e com o dinheiro fizeram a reforma da embarcação e iniciaram a aventura.
O veleiro Katoosh foi lançado ao mar em 1990, após ter sido construído em 1987. A embarcação foi construída a partir de um projeto desenvolvido pelo holandês Leonard Joseph Savelkoul, e foi construído pelos irmãos Celso e Lucas, com o objetivo inicial de realizar a volta ao mundo. O veleiro foi batizado de Katoosh em homenagem à Katusha, uma poodle de estimação do casal. O veleiro Katoosh tem 13 metros de comprimento e 4 metros de largura e 1.8 metros de calado.
Os irmãos navegaram por toda a costa brasileira, Caribe, Ilhas Virgens Britânicas, Colômbia, Canal do Panamá, Polinésia Francesa, Fiji, Nova Zelândia e Indonésia. Um dos momentos mais difíceis da viagem ocorreu na Polinésia Francesa, em 2019, quando ficaram à deriva por dias no veleiro, devido a uma tempestade no Oceano Pacífico Sul.
Os irmãos Celso e Lucas contam que 90% do tempo ficam parados, em terra, aproveitando os lugares novos, sua natureza e cultura. Só 10% do tempo ficam no mar. A ideia inicial era trabalhar nos países para manter a aventura, mas, acabaram ganhando patrocinadores através das redes sociais, onde possuem milhares de seguidores.
Para marcar esse reencontro com o mar e com as raízes, uma festa especial intitulada “Katoosh – 7 Anos nos Mares” será realizada neste sábado (17). O evento promete uma experiência única à beira-mar, reunindo música de qualidade, ambientação imersiva e celebração em alto estilo.
No line-up, o DJ Erik Pires, a Banda Engrenagem e os Disconnect DJs são os responsáveis pela trilha sonora da noite, que promete muita dança e emoção sob as estrelas. Os ingressos estão à venda na plataforma Sympla e também é possível adquirir pelo site oficial do Café de la Musique Ubatuba.