Comunidades caiçaras e pescadores visitam o Arquipélago de Alcatrazes

Visitas são promovidas pelo ICMBio Alcatrazes e PEA Redes

 

A equipe do ICMBio Alcatrazes em parceria com o PEA Redes vem realizando visitas embarcadas para o Arquipélago de Alcatrazes com pescadores e representantes de comunidades caiçaras.

 

 

O PEA Redes é um projeto de mitigação da cadeia do petróleo e gás que atua no fortalecimento das comunidades tradicionais. O projeto busca formar e engajar a sociedade em temas ambientais.  Neste caso, a proteção ao Arquipélago de Alcatrazes, na costa sul de São Sebastião.

 

 

No Plano de Educação Ambiental do ICMBio Alcatrazes, temos o objetivo de aproximar as comunidades tradicionais das nossas Unidades de Conservação e estamos caminhando para isso com muito diálogo, escuta e parceria.

 

 

Já foram realizadas duas visitas com representantes do Bonete, Castelhanos, Bexiga e Praia da Fome em Ilhabela. Maresias, Boissucanga, Enseada e comunidade do Araçá em São Sebastião.  Representantes do Porto Novo em Caraguatatuba e do Quilombo da Caçandoca em Ubatuba.

 

 

Segundo o ICMBio Alcatrazes é de extrema importância que as comunidades tradicionais estejam envolvidas com as Unidades de Conservação para que possam trabalhar juntos e fortalecer ainda mais esses laços em prol de proteger o Arquipélago de Alcatrazes.

 

Alcatrazes

 

O Arquipélago de Alcatrazes fica na costa sul de São Sebastião, no Litoral Norte de São Paulo, e se destaca por abrigar uma grande diversidade de espécies e ser um santuário da vida selvagem.  

 

  • É conhecido como “Galápagos do Brasil” por ter uma fauna exclusiva, originada por mecanismos de evolução semelhantes aos observados por Darwin nas Ilhas Galápagos. 
  • É a maior unidade de conservação marinha do Sudeste e Sul do país. 
  • Abriga mais de 1300 espécies, incluindo a jararaca-de-alcatrazes, uma serpente endêmica da região. 
  • Possui o maior ninhal de fragatas do Atlântico Sul. 
  • Abriga a maior quantidade de peixes do Sudeste do Brasil, com uma grande variedade de espécies e cores. 
  • Tem costões rochosos com uma grande abundância de corais, moluscos e crustáceos. 

O nome Alcatrazes vem dos atobás-pardos, também conhecidos como mergulhões, que são aves com a capacidade de mergulhar no mar para capturar peixes e lulas. A palavra “alcatrazes” em árabe significa “o mergulhador”. 

Para visitar o arquipélago, é necessário autorização do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) ou contratar agências cadastradas e autorizadas pelo instituto.  

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *