A Prefeitura de Ubatuba deu início, na última semana, a um projeto de reorganização e ordenação dos fios e cabos nos postes da cidade, em parceria com a Neoenergia Elektro e provedores de internet que compartilham a mesma estrutura de postes. O serviço está sendo executado inicialmente na região central da cidade.
A iniciativa busca corrigir situações de fiação aglomerada, baixa e até solta, popularmente chamada de “barrigada”, que tem gerado transtornos à população e riscos à segurança.
“Haverá uma reorganização e ordenação dos fios e cabos nos postes da cidade. Pelo fato de estarem aglomerados, baixos e até soltos, o que tem causado problemas para a população, demos um prazo para que a Eletro, responsável pela energia na cidade, reorganize os cabos junto aos provedores de internet”, afirmou a chefe de Gabinete, Giselle Jossei de Freitas.
Em diversos pontos da cidade, a desordem dos cabos tem comprometido a mobilidade de pedestres, especialmente em calçadas estreitas, além de prejudicar a paisagem urbana e aumentar o risco de acidentes. Em alguns casos, a fiação baixa chega a tocar veículos e sinalizações públicas.
“A primeira região em que ocorrerá essa organização será no trecho entre o trevo do Pescador até a avenida Iperoig, rua Thomaz Galhardo e também nas ruas Salvador Correa e Cunhambebe. Esse será o quadrante teste”, explicou o secretário de Infraestrutura, Carlos Alexandre Medeiros, conhecido como Tanaka.
A expectativa é de que a ação melhore não apenas o aspecto visual urbano, mas também contribua para segurança dos pedestres, melhor acesso à manutenção dos serviços, no fornecimento de energia e internet.