Essa será a 10ª edição da Copa do Mundo Feminina; cidades do Litoral Norte deverão receber grande número de turistas estrangeiros durante a competição
Por Salim Burihan
A FIFA (federação internacional de futebol) anunciou ontem, quarta-feira, dia 7, em cerimônia realizada na sua sede da federação internacional de futebol, na Suíça, que a cidade de São Paulo será sede da Copa do Mundo Feminina da Fifa 2027™.
Os jogos da competição acontecerão na Arena Itaquera. A tabela de jogos com as 32 seleções participantes só será definida em 2026, após o encerramento das eliminatórias continentais. O Brasil, por ser o dono da casa, está automaticamente classificado.
Na Copa masculina de 2014, o estádio abrigou a abertura do torneio, duelo entre Brasil x Croácia, e mais cinco jogos, incluindo uma semifinal. A confirmação da Copa do Mundo Feminina em São Paulo em 2027 animou os empresários da rede hoteleira, as associações comerciais e as prefeituras da região do Litoral Norte.
“É maravilhoso, importante evento para o Brasil e São Paulo. Não se compara com a Copa do Mundo Masculina, mas deve atrair um bom público. Na Copa do Mundo de realizada no país em 2014 tivemos uma boa presença de turistas nos hotéis da nossa região, principalmente, de turistas da América do Sul, argentinos, chilenos, paraguaios, bolivianos e também, dos Estados Unidos e Europa…”, comentou o hoteleiro de Caraguatatuba, Rodrigo Tavano, vice-presidente da ABIH- SP (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado de SP)
Segundo Tavano, a partir de 2026, as prefeituras da região e a rede hoteleira do Litoral Norte Paulista deverão promover campanhas para que durante a realização da Copa do Mundo Feminina, em São Paulo, os turistas do exterior e de outros estados visitem a região. As campanhas devem buscar atrair os turistas para que quando estiverem em São Paulo, durante a Copa do Mundo Feminina, visitem as cidades do litoral norte paulista.
Esta é uma boa oportunidade de fomento aos destinos próximos a cidade sede, ainda que seja uma primeira edição e mesmo que ainda não tenhamos informações e registros anteriores, comentou a presidente da Associação Comercial de Ilhabela, Heloiza Lacerda. “Mas vale lembrar que as campanhas de marketing que deverão ser realizadas pelo Estado, pelas prefeituras e rede hoteleira, precisam ser feitas junto ao público alvo antes da chegada desses turistas ao Brasil”, alertou Heloiza.
“É uma grande oportunidade para Caraguatatuba, desde já se preparar para receber as equipes que costumam chegar com antecedência para treinar, até ser a extensão da viagem daqueles que vem para assistir aos jogos. Para isso, a cidade participará das reuniões de organização e buscará protagonismo nas parcerias. Com certeza o “mix” de bom acesso, infraestrutura, praias, parques, cultura e esportes de aventura serão um chamariz para os turistas nacionais e internacionais”, comentou a secretária de Turismo de Caraguatatuba, Bianca Colepicolo.
O empresário Ari Barbosa, de Caraguatatuba, disse acreditar que a realização da Copa do Mundo Feminina deverá atrair muitos turistas até a região. Barbosa destaca, no entanto, que será preciso fazer uma boa divulgação por parte das prefeituras e do Estado, antes do início da Copa do Mundo, para que os turistas, principalmente, estrangeiros, tenham antecipadamente, informações sobre os atrativos turísticos e os meios de hospedagem na região.
Hugo Gallo, presidente do Ubatuba Convention Visitors Bureau (UCVB), disse que Ubatuba tem sido uma das cidades mais procuradas do mundo, Ele cita como exemplo, uma pesquisa feita pela plataforma Airbnb que classificou Ubatuba como um dos destinos mais procuradas do mundo durante a primavera 2025, ao lado de Basel, na Suiça, Colônia, na Alemanha e Punta Cana, na República Dominicana.
“Esse evento programado para São Paulo, que é a Copa do Mundo Feminina de 2027, deverá atrair sem dúvidas muitos turistas estrangeiros e dos demais estados brasileiros para Ubatuba e a região do litoral norte paulista”, comentou Gallo. Segundo ele, Ubatuba e as demais cidades da região possuem belas praias e natureza exuberante, atrativos que atraem cada vez mais os turistas estrangeiros.
Copa 2027
“São Paulo é uma potência futebolística e está na vanguarda no que diz respeito à organização, investimento e infraestrutura esportiva. Assim como aconteceu em 2014, na Copa do Mundo masculina, receberemos em nossa cidade jogos dessa competição que para o país representa um marco e movimenta milhões pelo mundo. Tenho certeza de que faremos uma grande e inesquecível festa”, comentou a secretária de Esportes do Estado de São Paulo, coronel Helena Reis.
Essa será a 10ª edição da Copa do Mundo Feminina, a primeira em solo sul-americano. Os Estados Unidos são o país que mais venceram o torneio, com quatro títulos. O Brasil ainda busca seu primeiro troféu. Em 2007, foi vice ao perder para a Alemanha. A campeã da última edição, em 2023, foi a Espanha
Embora não tenha a estrelinha de campeão bordada na camisa, o Brasil detém recordes importantes na Copa. A atacante Marta é a maior artilheira da história da competição, com 17 gols em 20 jogos. Já a ex-volante Formiga é a única atleta, no masculino ou feminino, a ter jogado sete Copas: ela foi a campo nas edições de 1995, 1999, 2003, 2007, 2011, 2015 e 2019.
Juntamente com a Prefeitura da cidade de São Paulo, o Governo do Estado de São Paulo trabalha para a realização do projeto, visando à melhor estrutura e condições para o evento. A Copa do Mundo Feminina da Fifa 2027™ começará no dia 24 de junho e a final está prevista para 25 de julho.
- Com informações da Agência SP