Caraguatatuba confirma para 16 de novembro a realização da 2ª Parada do Orgulho LGBT+

2ª Parada do Orgulho LGBT+ acontecerá em Caraguatatuba, na Praça da Cultura, a partir das 20 horas do dia 16 de novembro

Por Salim Burihan

Caraguatatuba irá realizar a sua 2ª Parada do Orgulho LGBT no dia 16 de novembro. A data foi confirmada pelo organizador do evento, o professor Anderson Gueiros de Miranda. O evento deste ano receberá o nome de “As Cores da Resistência — 2ª Parada do Orgulho LGBT+ de Caraguatatuba”.

 

Gueiros (Foto) antecipou que o evento contará com várias atrações, entre elas, cinco DJs da capital paulista e DJs de Caraguatatuba e região para animar a parada que acontecerá na avenida da praia central. O evento contará ainda com shows de drags, show de performance e a presença de várias autoridades que defendem a causa LGBT+.

 

O evento que terá início às 20 horas do dia 16 de novembro, na Praça da Cultura, na região central da cidade, terá apoio da prefeitura local, através da Fundação Cultural e da Secretaria de Turismo. Gueiros faz questão de deixar claro que não haverá uso de recursos públicos por parte da prefeitura na realização da parada de 2025.

 

Gueiros disse acreditar que a programação da segunda parada orgulho LGBT+ deverá atrair muitos turistas para a cidade, movimentando os hotéis, pousadas, restaurantes, bares e o comércio de uma maneira geral.  Segundo ele, a parada orgulho LGBT+ , não é apenas um encontro de pessoas envolvidas e simpatizantes pela causa LGBT+ , mas um evento que movimenta a economia das cidades onde são realizadas e divulgador da cultura, da gastronomia e do turismo  local e  regional.

 

“É com muita alegria que anunciamos o tema da 2ª Parada do Orgulho LGBT+ de Caraguatatuba: As Cores da Resistência! Mais do que uma celebração, nossa Parada do Orgulho LGBT+ é um ato de coragem, amor e pertencimento. Escolhemos este tema para honrar nossa história de luta e afirmar que cada cor das nossas bandeiras é uma força viva que resiste e transforma”, comentou Gueiros.

 

 

 

 

Segundo ele, as cores da nossa bandeira LGBT+ são símbolos de esperança, identidade e revolução. “Cada faixa carrega o compromisso com a equidade, a visibilidade de todas as identidades, todas as lutas e potências de quem somos e desejamos ser: Vermelho — Vida: nossa existência é resistência! Laranja — Saúde: o direito de viver plenamente, com dignidade e respeito. Amarelo — Luz e Sol: porque merecemos brilhar sem medo! Verde — Natureza: nossa conexão com a vida, a liberdade e o crescimento. Azul — Harmonia: construindo pontes, criando espaços de acolhimento e amor. Violeta — Espírito: a força invisível que nos guia, nossa fé no futuro que queremos construir. Preto e Marrom — Luta Antirracista: lembram que a resistência da população negra, indígena e grupos raciais é parte essencial do movimento LGBT+. Não há liberdade plena enquanto o racismo existir. Nossa luta é também por justiça racial!”, destacou.

 

“Cada cor que carregamos no peito é uma resposta vibrante contra o preconceito e a opressão. E as cores se expandem, porque nossa luta é plural e diversa! É um grito de liberdade, mas também um convite à alegria, à união e à celebração de quem somos. Quando ocupamos espaços, quando mostramos nossas cores nas ruas, inspiramos quem ainda sente medo de ser quem é. Criamos futuros possíveis. Mostramos às próximas gerações que elas também têm direito a existir com orgulho, a amar sem culpas, a viver com dignidade. Este ano, nossa Parada do Orgulho LGBT+ é para todas, todos e todes que resistem todos os dias”, finalizou Gueiros.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *