O tradicional cortejo da bandeira do Divino Espírito Santo, acompanhado por cantos ao som de violas, rabecas e caixa, começará a percorrer as ruas de Ubatuba. Nos dias 26 e 27 de abril, os dois grupos de Folia do município darão início à “Romaria do Divino Espírito Santo”, que atravessará a cidade de Norte a Sul, levando fé, cultura e tradição de casa em casa.
A celebração se estenderá até o dia 27 de julho, sempre aos sábados e domingos. Toda a população é convidada a participar — seja abrindo as portas para receber a bandeira sagrada, seja acompanhando a passagem dos foliões pelas comunidades.
No primeiro fim de semana, a partir das 9h, a Romaria visitará os bairros de Tabatinga e Araribá, no Sul, e Camburi e Sertão da Fazenda, no Norte. A programação completa será divulgada semanalmente no site da Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (Fundart).
Neste ano, o grupo “Folia do Divino Espírito Santo de Ubatuba” passará pelos seguintes bairros: Camburi, Picinguaba, Sertão da Fazenda, Praia do Engenho, Almada, Praia Brava do Estaleiro, Ubatumirim (Sertão, Vila Rolim, Zita, Vila Poca e Vila da Índia), Cambucá, Puruba (praia e sertão), Félix (praia e sertão), Itamambuca (praia e sertão), Morro do Tiagão, Casanga, Vila do Pau Seco, Praia Vermelha, Barra Seca, Taquaral, Sumidouro, Perequê-Açu, Usina Velha, Barra dos Pescadores, Centro, Marafunda e Figueira. Mais informações sobre os trajetos podem ser obtidas pelo telefone (12) 99138-1190, com o Mestre Pedrinho.
Já o grupo “Folia Caiçara do Divino Espírito Santo” realizará sua peregrinação nas seguintes localidades: Tabatinga, Araribá, Caçandoca, Sertão da Quina, Sertão do Ingá, Maranduba, Sapé, Lagoinha, Praia do Peres, Praia do Bonete, Fortaleza, Rio Escuro, Lázaro, Sete Fontes, Saco da Ribeira, Perequê-Mirim, Enseada, Toninhas, Itaguá, Estufa I e II, Sesmaria, Jardim Carolina, Samambaia, Bela Vista e Ipiranguinha. Para mais detalhes, o contato é o número (12) 98252-7342, com Peola Maria.
Em mais um ano, a Romaria do Divino conta com apoio financeiro da Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba – Fundart, que em 2025 destinou R$ 30 mil para os grupos de folia (R$ 15 mil para cada). “Lançamos um edital de fomento específico para contemplar as expressões culturais da Folia do Divino, disponibilizando esse valor para a preservação desse costume tão antigo e que merece ser passado para as futuras gerações, levando cultura e tradição de porta em porta”, destacou a diretora-presidente da Fundação, Thaila Brito.