Litoral Norte tem 14 praias impróprias para banho no feriadão, segundo a Cetesb

Uma das praias inadequadas para banho no feriado prolongado é a da Prainha, em Caraguatatuba (Foto)

 

O Litoral Norte Paulista está com 14 praias classificadas como inadequadas para banho pela Cetesb(Companha Ambiental Paulista). O número de praias classificadas como impróprias reduziu em comparação a semana passada quando 24 praias estiveram poluídas. A Cetesb monitora as praias paulistas semanalmente.

Segundo a Cetesb, o banho de mar nessas 14 praias devem ser evitado por moradores, veranistas e turistas. As praias classificadas como impróprias são sinalizadas com bandeira de cor Vermelha e o banho de mar deve ser evitado devido ao risco de doenças transmitidas pelo esgoto presente na água do mar.

Segundo a Cetesb, são quatro praias impróprias em Ubatuba. Chamam a atenção a situação da Itaguá e do Rio Itamambuca, muito usado por banhistas que frequentam a renomada praia, que estão impróprios para banho há 15 semanas, ou seja, desde o início de 2025. Por outro lado, a praia das Toninhas, também, uma das mais frequentadas, aparece esse ano pela primeira vez com a água imprópria para uso. Também aparece como imprópria para uso a praia Iperoig.

Em Caraguatatuba, são quatro praias impróprias para banho, entre elas,  duas das mais procuradas por veranistas e turistas, a Prainha, que esteve imprópria em 11 das 15 semanas deste ano; e, a do Indaiá, que em 15 semanas esteve imprópria em seis delas. Também estão inadequadas para uso as praias das Palmeiras e Porto Novo.

Em São Sebastião, quatro praias da região aparecem como impróprias para banho: Pontal da Cruz, São Francisco, Deserta e Porto Grande. Na costa sul, todas as praias estão em boas condições de uso no feriado prolongado. Em Ilhabela, apenas duas praias estão poluídas: Portinho e Veloso.

Confira as praias impróprias para banho no fim de semana:

Ubatuba

Rio Itamambuca, Itaguá (em dois pontos), Iperoig e Toninhas.

Caraguatatuba 

Indaiá, Prainha, Palmeiras, e Porto Novo.

Ilhabela

Veloso e Portinho

São Sebastião

São Francisco, Porto Grande, Pontal da Cruz e Deserta.

 

 

Praia de Toque-Toque Pequeno sedia competição de canoagem

 

A Praia de Toque-Toque Pequeno, na Costa Sul de São Sebastião, será palco da 31ª edição do tradicional Torneio Aleluia de Canoagem, um dos eventos esportivos mais aguardados do município. A competição ocorre no sábado, dia 19 de abril, a partir das 9h. A inscrição é gratuita e poderá ser feita diretamente no local, momentos antes do início das provas.

A iniciativa tem o propósito de resgatar os costumes caiçaras e destacar as competições entre canoas tradicionais da cidade. A competição deve reunir cerca de 100 participantes. Os três primeiros colocados de cada categoria da canoagem receberão troféus, medalhas e prêmios de patrocinadores.

Para dar início à canoagem, duas canoas havaianas farão uma volta de exibição que promete animar o público e até render uma disputa amistosa como aquecimento para a competição. Coincidindo com o Dia dos Povos Indígenas, celebrado em 19 de abril, o torneio contará também com a presença dos indígenas da Aldeia Guarani Rio Silveira, que levarão ao evento seus cantos tradicionais, danças e artesanatos.

Na areia, o público também poderá aproveitar outras atividades esportivas, como vôlei de praia e a animada Corrida Kids. A programação tem início às 9h com a corrida infantil, seguida por uma aula de yoga conduzida pela professora Carla Henriques, moradora do bairro. Além disso, estarão disponíveis quadras de vôlei de praia para disputas nas categorias adulto misto e recreativo.

Tradicional distribuição de peixes

Neste ano, as doações recebidas por moradores e patrocinadores foram suficientes para a compra de 300 kg do peixe carapau, que serão assados na brasa e oferecidos a todos que forem festejar com as caiçaras de Toque-Toque Pequeno.

Sábado de Aleluia

O evento sempre ocorre no sábado de Aleluia, no caso, o sábado da Semana Santa, o primeiro dia depois da crucificação e morte de Jesus Cristo e um dia anterior ao Domingo de Páscoa.

 

Toque-Toque Pequeno

O bairro de Toque-Toque Pequeno é conhecido por possuir uma rica cultura caiçara e manter ativa a fabricação de canoas tradicionais feitas pelos antigos pescadores. Um dos percursores da arte de fazer canoas no bairro é o mestre canoeiro Josias Marcelino de Matos, que não está mais em atividade, mas mantém seu legado vivo.

O torneio conta com apoio da Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Esportes (Seesp), em parceria com a Associação Amigos de Toque-Toque Pequeno (Sapeque) e a comunidade caiçara local.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *