Pesquisa da OLX apontou que São Paulo foi o estado com maior número de anúncios fraudulentos de aluguel de imóveis para temporada em 2024.
Os turistas que pretendem alugar um imóvel para curtir o feriado da Páscoa no litoral paulista devem procurar fazer o aluguel temporário diretamente com o proprietário da casa ou apartamento ou através da imobiliárias devidamente cadastradas.
Um estudo divulgado recentemente pela OLX apontou que São Paulo foi o estado com maior número de anúncios fraudulentos de aluguel de imóveis para temporada em 2024.
Segundo a pesquisa, São Paulo registrou 27,1% dos anúncios fraudulentos em 2024; o Rio de Janeiro registrou 14,7%; a Bahia, 11,6%; e, Santa Catarina, 6,1%.
De acordo com a pesquisa, 60% das tentativas de golpes no estado de São Paulo no ano passado, ocorreram no litoral paulista: Praia Grande, 26%, Litoral Norte, 17% e Guarujá, 15%.
Os dados divulgados pela OLX mostram que a maior quantidade de anúncios fraudulentos no ano passado, foram de casas (54%) e apartamentos (29%).
Segundo Camila Braga, gerente de produto da OLX, em entrevista concedida ao Diário do Turismo, “a alta temporada acaba sendo o período favorito de quem deseja alugar um imóvel para curtir ou descansar, mas também para aqueles que aproveitam qualquer oportunidade para atrair as vítimas com anúncios fraudulentos. Um dos sinais de alerta para quem está na busca dos imóveis são os preços muito abaixo dos praticados no mercado. 85% dos anúncios falsos publicados pelos fraudadores costumam ter valores menores do que os praticados na região, sendo, em média, 33% mais baratos”.
Além dos valores, solicitações de negociação fora da plataforma oficial também merecem atenção, de acordo com a especialista. Segundo alertou Camila Braga, é comum o golpista chamar o interessado para conversar em ambiente menos controlado, como aplicativos de mensagens ou e-mail, e convencer a fechar o aluguel. Porém, segundo ela, ou os imóveis não existem, ou pertencem a pessoas que não estão alugando. “Muitas vezes, as vítimas pagam e só descobrem o golpe quando chegam ao local”, alertou.
Por esse motivo, Camila recomendou que quem busca um imóvel para aluguel de temporada faça a negociação direto com o proprietário da casa ou apartamento, sem intermediário, e somente realize o pagamento após verificar a real existência do imóvel, com contrato de aluguel reconhecido em cartório.
Dicas da OLX para alugar um imóvel
Ao se interessar por uma casa ou apartamento, verifique valores de imóveis similares na região e preço de diárias de hotel para ter uma referência e identificar se o que está sendo pedido está dentro do praticado na região.
Desconfie de ofertas muito atrativas e preços muito abaixo do mercado;
Tire todas as dúvidas sempre pelo chat das plataformas de anúncios, evitando levar a conversa para aplicativos de mensagens, que são ambientes menos seguros;
Se possível, agende uma visita ao imóvel antes de fechar qualquer negócio. Essa ação ajuda a confirmar a existência real do imóvel, verifique também informações com o porteiro ou vizinhos;
Caso não possa ir até o local, cheque a existência do imóvel por aplicativos de geolocalização, como o Google Maps;
Não realize pagamentos antecipados, e sempre solicite um contrato de aluguel temporário registrado em cartório, em nome do proprietário legal do imóvel;
Peça também comprovantes que certifiquem que está negociando com o real proprietário do imóvel, como contas de água e luz recentes do imóvel;
Caso desconfie de algo durante a negociação, interrompa a conversa e realize a denúncia nas próprias plataformas.