A polícia civil, através da DIG(Delegacia de Investigações Gerias) de São José dos Campos, realiza a Operação “Cartel do Pregão”, em Caraguatatuba. A operação investiga um grupo suspeito de fraudar licitações no município. Foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão na cidade e, também, em Guarujá e Praia Grande.
Investigações realizadas a partir de Relatórios de Inteligência Financeira(RIFs) e do Coaf(Conselho de Controle de Atividades Financeiras) apontaram transferências de mas de R$ 50 milhões entre as empresas envolvidas no esquema. Na Operação Cartel do Pregão, a polícia civil investiga fraudes licitatórias, lavagem de dinheiro e crimes contra a administração púbica, no caso a prefeitura da cidade.
Segundo informou a polícia civil ao portal G1, “as investigações apontaram o envolvimento de um grupo empresarial composto por diversas pessoas jurídicas, formalmente distintas, mas que compartilham endereços comerciais, contabilidade identidade visual e vínculos operacionais, indicando a existência de uma estrutura empresarial unificada utilizada para fraudar licitações e dissimular a origem e destinação de recursos públicos” .
A polícia civil ainda não apresentou um balanço das investigações realizadas nesta quinta-feira, dia 10, bem como, os nomes das empresas ou pessoas envolvidas nas fraudes. A prefeitura de Caraguatatuba publicou uma nota informando que as investigações não se referem a atual administração.
Em nota, a Prefeitura de Caraguatatuba Informou que a atual administração ainda não foi notificada sobre a operação e que até às 12 horas desta quinta-feira, dia 10, não houve buscas na prefeitura. Segundo ainda a prefeitura, a ação desta quinta-feira, dia 10, não tem relação com o período da atual administração.