Prefeitura de Ubatuba suspende aulas em três escolas municipais devido as chuvas

 

A Secretaria de Educação de Ubatuba suspendeu as aulas em três escolas da Rede Municipal de Ensino nesta segunda-feira, dia 7, devido as fortes chuvas que atingem o município desde sexta-feira, 4. Nessas três unidades, a previsão de retorno das aulas é terça-feira, 8.

As aulas estarão suspensas nesta segunda-feira, 7, na EM José Belarmino Sobrinho, no Puruba, na EM José Simeão de Souza, no Taquaral e na EM Manoel Inocêncio Alves dos Santos, no Ubatumirim.

A direção da EM José Belarmino Sobrinho explicou que o transbordamento de rios e a interdição de estradas da região Norte da cidade impossibilitaram o deslocamento de grande parte dos professores e alunos. A medida visa garantir a segurança de todos. O funcionamento administrativo da escola está mantido, assim como o expediente da Equipe Gestora e demais funcionários. Devido à dificuldade de acesso, a EM  Manoel Inocêncio também suspenderá as aulas.

Já na EM José Simeão de Souza, a suspensão se dará em decorrência do alojamento de famílias durante as fortes chuvas. A unidade precisa ser reorganizada e limpa para o retorno dos alunos.

“Agradecemos a compreensão de todos e reforçamos que a segurança e o bem-estar da comunidade escolar são prioridade na nossa administração. É importante reforçar, ainda, que nossos alunos não terão prejuízos pedagógicos, pois as unidades vão garantir a adaptação dos conteúdos previstos para essa data”, afirmou o secretário de Educação, Josué Gulli.

Chuvas

As chuvas intensas que atingem o Litoral Norte desde o final da noite de sexta-feira (4) provocaram transbordamento de rios e deixaram duas famílias desabrigadas em Ubatuba. As 19 pessoas foram encaminhadas para o abrigo emergencial montado na Escola Municipal José Souza Simeão. A Defesa Civil estadual encaminhou materiais de ajuda humanitária para apoiar as famílias afetadas.

Ao todo, foram destinados 646 itens de ajuda humanitária, entre cestas básicas, kits de higiene pessoal, materiais de limpeza, colchões, cobertores, travesseiros e lençóis. Os itens foram retirados no depósito estratégico da Defesa Civil, localizado na cidade de Tremembé.

Segundo as informações da Defesa Civil do estado de São Paulo, no domingo(6), as famílias que dormiram sábado(5) no abrigo retornaram para suas casas. A Defesa Civil informou anda que realiza obras de reparo provisório na estrutura da ponte pela estrada da Folha Seca, sobre o Rio Escuro.
Em todo o estado de São Paulo, Ubatuba foi a cidade onde mais choveu, com o acumulado chegando a 160 milímetros em 24 horas o que levou a Defesa Civil a emitir um alerta severo para os moradores da região.
Também em Ubatuba, foram registrados pontos de alagamento e inundações nas avenidas Rio Grande do Sul e Botafogo e no bairro Folha Seca. Além disso, houve 15 quedas de árvores nos bairros Rio Escuro, Ponta Grossa, Toninhas, Itamambuca, Camburi e Félix.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *