Um surfista, de aproximadamente 45 anos, morreu no final da tarde de ontem, sábado, dia 5, quando surfava no Canal 5, em Santos, no Litoral Paulista. A suspeita é de que ele tenha atingido pela própria prancha enquanto surfava. Ele foi retirado da água por surfistas que aproveitavam a ressaca para praticar o surfe em praias de Santos.
Segundo o GBMar (Grupamento de Bombeiros Marítimos), ontem, no final da tarde, um guarda vidas foi acionado por uma viatura da GCM (Guarda Civil Municipal) da Prefeitura de Santos para atendimento de uma vítima que estava sendo retirada das águas por surfistas no Canal 5.
Os surfistas informaram que quando se retiravam do mar, visualizaram uma prancha na zona de arrebentação e perceberam que mesmo com as ondas a prancha não deslocava, e ao se aproximarem e pegarem a prancha localizaram a vítima, que estaria presa a cordinha do equipamento.
O guarda vidas contou que ao chegar no local, buscou sinais vitais na vítima, encontrando pulso, contudo visualizou uma grande quantidade de espuma, lateralizando a vítima e continuou monitorando aguardando a chegada da URSA, até quando não mais sentiu pulso e iniciou a reanimação cardiopulmonar (RCP) que é uma série de manobras que visa restabelecer a respiração e a circulação em caso de parada cardíaca ou respiratória.
A URSA-89 chegou, deu continuidade ao tratamento e realizou o transporte imediato ao Pronto Socorro da Zona Leste de Santos. O surfista não teria resistido e faleceu antes de chegar ao Pronto Socorro. Mais tarde ele foi identificado como sendo Paul Marcel Deniaud, de 44 anos, um francês que vive no Brasil há 12 anos. A polícia civil de Santos investiga as causas da sua morte.