O Grupo de Resposta a Animais em desastre (GRAD) promove a castração de animais domésticos nas comunidades indígenas Pakurite e Takuari-Tu, localizadas no município de Cananéia, no litoral de São Paulo. Saúde Única é a conduta que leva em conta a saúde humana, animal e ambiental de modo integrado e sustentável. A iniciativa tem como objetivo promover a saúde animal, fundamental para o bem-estar das comunidades e do meio ambiente, por meio de uma parceria entre o Grupo Formiguinhas em Ação, a Prefeitura de Cananéia, a Funai e o Centro de Zoonoses do município.
A equipe técnica, composta por profissionais do Grupo de Resposta a Animais em Desastres (GRAD), realizou um atendimento veterinário completo, que envolveu a coleta de amostras de sangue de 60 animais, além de procedimentos de desparasitação interna e externa, vacinação múltipla contra doenças como cinomose, leptospirose e parvovirose. Também foram tratados problemas de pele e bicho de pé, condições comuns entre os animais atendidos.
O grande objetivo da ação foi avaliar a condição clínica dos animais para realizar a castração durante essa semana. Aqueles que apresentaram alterações de saúde foram tratados adequadamente antes de serem submetidos ao procedimento de castração, contribuindo para o controle populacional e melhor qualidade de vida para os animais e para as comunidades.
A iniciativa de Saúde Única, que integra cuidados para seres humanos, animais e o meio ambiente, é essencial para garantir o bem-estar das comunidades. A ação reforça o compromisso com a saúde coletiva, ao integrar diversas esferas de atuação. A ideia é promover a interação harmônica entre esses três pilares, destacando a importância de uma abordagem que considere todas as interconexões existentes no ecossistema local.
O GRAD, com mais de 80 voluntários especializados em diversas áreas, como veterinária, zootecnia e biologia reforça a importância do trabalho conjunto entre organizações não governamentais, órgãos governamentais e comunidades locais. O grupo tem como missão proporcionar assistência a animais e pessoas em situações de vulnerabilidade, com ações de resgate e prevenção, como treinamentos, palestras e a construção de planos de resposta a desastres, sempre com base nos princípios da Saúde Única.
Esta ação é um reflexo do compromisso do GRAD em promover a saúde e o bem-estar nas comunidades, com foco na sustentabilidade e na promoção de mudanças duradouras que beneficiem o meio ambiente e as populações humanas e animais.