Bertioga terá programação especial em homenagem aos povos indígenas da aldeia Rio Silveira

 

Os povos indígenas serão homenageados com um evento especial em Bertioga. Nesta edição, a cultura e as tradições dos povos originários da Terra Indígena Guarani do Ribeirão Silveira serão destaques. O evento, intitulado Aldeia Viva – Cultura e Tradição, acontecerá nos dias 19, 20 e 21 de abril, das 9h às 16h30, na Aldeia Rio Silveira. A entrada principal da aldeia é pela Avenida Tupi Guarani, na altura do km 183 da rodovia Rio-Santos, na divisa entre as cidades de Bertioga e São Sebastião.

 

 

A cerimônia de abertura será no dia 19, às 9h, com a participação de lideranças indígenas e autoridades de Bertioga e São Sebastião. A programação, repleta de atividades culturais, busca valorizar os costumes e a ancestralidade Guarani. A entrada é gratuita, e aqueles quiserem que contribuir, podem doar 1kg de alimento.

 

 

De acordo com o secretário de Turismo e Cultura, Ney Carlos da Rocha, a festividade na aldeia reforça o compromisso de Bertioga com a valorização dos povos indígenas, promovendo um espaço de troca cultural e aprendizado.

 

 

“O Festival Internacional Indígena de Bertioga (FIIB), no formato dos anos anteriores, passará a acontecer bienalmente devido à dimensão internacional. O evento exige um planejamento minucioso para garantir a presença de representantes indígenas de diversas partes do mundo. A periodicidade bienal permite a mobilização de recursos, parcerias e logística adequados, assegurando que cada edição ofereça uma experiência enriquecedora e de alto nível para participantes e visitantes”, explicou.

 

 

 

Confira a programação completa que será realizada nos três dias de evento:

 

 

10h – Cantos e danças indígenas;

 

10h30 – Atividades tradicionais;

 

11h – Pinturas indígenas;

 

11h30 – Degustação de comida típica;

 

12h às 13h30 – Almoço;

 

14h – Brincadeiras indígenas;

 

14h30 – Corrida de toras;

 

15h – Tiro com arco e flecha;

 

15h30 – Cabo de guerra;

 

16h – Futebol;

 

16h30 – Encerramento.

 

 

Sobre as Terras Indígenas

 

 

Na divisa de Bertioga com o município de São Sebastião, encontra-se um registro vivo da história do Brasil. Lá, estão as Terras Indígenas Guarani do Ribeirão Silveira, divididas em cinco aldeias, com 550 indígenas e 150 famílias.

 

 

O modo de vida Guarani conta com diversas atividades, como a produção do artesanato, caça e pesca. Entre as fontes de renda, existem aqueles que trabalham nas escolas e postos de saúde da própria aldeia, aqueles que produzem artesanatos e o próprio turismo, que é desenvolvido com protagonismo e autonomia da comunidade.

 

 

É possível realizar turismo no local. A visitação oferecendo um dia imersivo com programações que incluem rituais, danças, produção e experimentação da comida típica, além de trilhas para cachoeira. As visitas devem ser agendadas direto com os condutores ambientais, através da Associação Bertioguense de Ecoturismo (ABECO) (13) 99728-9614 ou Associação dos Monitores Locais de Bertioga (AMOLB) (13) 99693-7598.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *