A Defesa Civil Estadual emitiu um aviso de alerta a população do Litoral Norte Paulista sobre a previsão de fortes chuvas que devem atingir a região entre amanhã, quinta-feira, dia 3, e o domingo, dia 6, em decorrência da aproximação e atuação de uma frente fria no estado.
Segundo a Defesa Civil, a expectativa é de acumulados de chuva significativos, podendo alcançar os 250mm durante o período. A Defesa Civil estadual ressalta, ainda, a possibilidade de temporais, o que eleva o risco de transtornos como alagamentos, deslizamentos de terra, quedas de árvores e interrupção de vias.
A Defesa Civil do Estado de São Paulo estendeu a operação ‘SP Sempre Alerta Operação Chuvas’ até o próximo dia 15 de abril. Originalmente prevista para encerrar no dia 31 de março, a ação seguirá até metade do próximo mês. Segundo a previsão dos meteorologistas do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), há condição para chuvas intensas e ventos fortes, de até 50 quilômetros por horas, a partir de quinta-feira (3/4) até domingo (6/4), para todo o Litoral Norte.
Litoral Norte
Diante deste cenário, as defesas civil dos municípios da região reforçam a importância de a população local redobrarem a atenção e adotarem medidas preventivas para minimizar os possíveis impactos das chuvas intensas.
Em São Sebastião, o coordenador da Defesa Civil, Ricardo Cardoso dos Santos, explica que a previsão é que o acumulado das chuvas pode chegar a 166 milímetros em três dias, o que representa cerca de 166 litros de água por metro quadrado.
Preocupado com a situação, o prefeito Reinaldinho Moreira determinou que todas as equipes que fazem parte do Plano Preventivo da Defesa Civil (PPDC) fiquem em alerta máximo para o caso de necessidade de remoção de moradores.
“Ainda determinei que todas as equipes de limpeza e manutenção da cidade iniciassem imediatamente uma operação para garantir o escoamento de águas nos bueiros e bocas-de-lobo para minimizar todos os impactos possíveis, caso realmente chova o que está previsto para São Sebastião”.
O coordenador da Defesa Civil Ricardo dos Santos também destacou que “nossa equipe está toda de prontidão para atender os moradores das áreas de risco ou onde precisar’.
Ainda conforme ele, se as chuvas chegarem conforme a previsão, mensagens por meio do SMS 40199 chegarão aos celulares das áreas que podem ser afetadas. “Pedimos que a população entre nesse número e cadastre seu CEP para que possa receber nossas notificações”.
Com a prorrogação da Operação Chuvas, o monitoramento meteorológico do Estado seguirá 24 horas por dia, com envio de alertas à população diante de condições severas de chuvas.
Em Ubatuba, por exemplo, a Defesa Civil local está orientando moradores e turistas que se encontram na cidade sobre medidas que devem ser adotadas durante as chuvas e temporais:
Recomendações da Defesa Civil de Ubatuba:
- Mantenha-se informado: Acompanhe os alertas e atualizações da Defesa Civil do município e do estado através dos canais oficiais (sites, redes sociais, rádio).
- Evite áreas de risco: Não se abrigue ou estacione veículos próximos a encostas, margens de rios e córregos.
- Verifique o sistema de drenagem: Limpe calhas, ralos e outros sistemas de escoamento de água para evitar o acúmulo.
- Em caso de chuva forte: Busque abrigo seguro e evite sair de casa ou dirigir em áreas alagadas.
- Atenção às crianças e idosos: Garanta a segurança dos grupos mais vulneráveis.
A Defesa Civil de Ubatuba informa que está monitorando a situação meteorológica e atuará em caso de necessidade para garantir a segurança da população. “É fundamental que todos colaborem, seguindo as orientações e mantendo a vigilância durante o período de alerta”, reforçou o diretor da Defesa Civil de Ubatuba, Edemilson dos Santos.
Em caso de necessidade, a população pode entrar em contato pelo telefone 199, e com o Corpo de Bombeiros, pelo número 193.