A estátua do Caiçara instalada desde no trevo da rodovia Rio-Santos que dá acesso a rodovia Oswaldo Cruz e às regiões norte, sul e central do município está sendo reurbanizada. A estátua, com 10 metros de altura, em homenagem ao Caiçara, também conhecida como Zé Capão, foi inaugurada em Ubatuba em 2003, na administração Paulo Ramos, obra realizada em concreto pelo artista José Demétrio da Silva.
A reurbanização do monumento em homenagem ao pescador José Vieira Mendes, conhecido como Zé Capão, um pescador e funcionário público que nasceu em Ubatuba, em 19 de março de 1912, e faleceu em 04 de março de 1974, está sendo feita pelo filho de Zé Capão, Waldir Vieira Mendes, o “D’Águas” e pelo neto dele, o o skatista e artista plástico, Cristiano Vieira Mendes, o “Tiano”.
É a segunda intervenção feita no monumento. Em 2021, a estátua ganha um toque especial: o remo que o pescador mantém nas mãos recebeu uma pintura, que teve como objetivo, também, a representação e valorização do artesanato tradicional na cidade. Na ocasião, o serviço foi feito também pelo filho Waldir Vieira Mendes, o D’Águas e pelo neto do pescador homenageado: Cristiano Vieira Mendes, o “Tiano”, com o apoio da Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba – Fundart e de um empresário local de uma loja de tintas.
Tiano, professor de artes formado pela Escola Panamericana de Arte e Design de São Paulo, com várias premiações nos Salões Ubatuba de Belas Artes, fica super-envolvido no trabalho de revitalização do monumento, que segundo ele, valoriza a cultura caiçara.
“Essa estátua foi feita para todos os caiçaras. Não se restringe somente a minha família. Meu pai sempre fala que meu avô foi um pescador lendário da Boca da Barra. Era contador de histórias, coveiro e padeiro – uma peça emblemática da cultura caiçara. Ficamos honrados com o convite para a intervenção ter sido feito para nós, que somos da família dele. É bom destacar que a escultura foi feita por um outro artista. A gente fica feliz em saber que isso fortalece mais a cultura caiçara da nossa cidade, bem na entrada (de Ubatuba). É mostrar como a nossa cultura sobrevive”.
Esta semana, a prefeita Flávia Paschoal e a presidente da Fundart, Thaila Aparecida Diniz Brito (Foto), foram acompanhar o trabalho de Tiano e seu pai D’Águas. “É muito gratificante para a nossa família a valorização dos artistas de Ubatuba e do monumento do caiçara do trevo, que homenageia os caiçaras de nossa cidade”, comentou Tiano, nas redes sociais.