Projeto tem início nesta quinta(27), na Praia da Boraceia, na costa sul de São Sebastião
Fazer do surf um esporte acessível. Esse é o lema do Surf Para Todos, projeto patrocinado pela Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo que entra em ação a partir deste mês.
No país que consagrou surfistas campeões mundiais e olímpicos, o Surf Para Todos não tem a pretensão de formar novos ídolos do esporte. O propósito da iniciativa é simples: aproximar a modalidade daquelas pessoas que nunca subiram ou ainda estão se familiarizando com uma prancha. O projeto tem duração de um ano e percorre o litoral paulista, com abertura marcada para a Praia da Boraceia, no próximo dia 29. Juqueí, Camburi, Maresias e Guaecá também estão no itinerário.
As aulas são gratuitas e acontecem sempre de quinta a domingo, das 9h às 16h, com duração de 45 minutos a 1 hora. O conteúdo programático está dividido em fases teórica e prática, com apresentação dos materiais, regras de segurança, aquecimento e movimentos, para seguir com entrada na água em busca das ondas. Podem participar interessados com idade a partir dos 6 anos, incluindo pessoas com deficiência. A inscrição pode ser feita pelo site: https://surfparatodossp.com.br/ ou no local onde ocorrem as atividades.
“São poucos os esportes que permitem o contato integral com a natureza. O surf é inspirador. Queremos aproveitar que a modalidade vem numa crescente no Brasil, com títulos mundiais e olímpicos e atletas que ditam tendência, para democratizar esse esporte, colocá-lo á mão de quem não frequenta a praia ou não sabe como pegar onda”, destaca a secretária estadual de Esportes, coronel Helena Reis.
Além das atividades com a prancha, o projeto prevê um estudo sobre a interferência do surf na saúde mental dos alunos, que resultará em um banco de dados com informações sobre a conexão entre o esporte e a sanidade mental dos seus praticantes.
“Sempre acreditamos no poder transformador do surfe. Democratizar o acesso à prancha é mais do que ensinar um esporte, é oferecer às pessoas a chance de se conectarem com a natureza, com elas mesmas e com uma comunidade que valoriza o equilíbrio e o bem-estar. O impacto positivo na saúde mental é visível, e agora vamos mensurá-lo com rigor e ciência”, destaca Romeu Andreatta, presidente da Associação Brasileira da Indústria e dos Esportes com Pranchas (Abiep), entidade responsável por realizar o evento.
A Prefeitura de São Sebastião apoia o projeto Surf Para Todos, reconhecendo a importância de iniciativas que promovem o esporte, a inclusão social e a qualidade de vida para a população.
Serviço:
Aula inaugural
Data: 27 de março, a partir das 9h
Local: Rua do Acesso, 107 – Praia da Boraceia, São Sebastião – SP
Cerimônia de abertura do Surf Para Todos
Data: 29 de março, a partir das 11 horas
Local: Rua do Acesso, 107 – Praia da Boraceia, São Sebastião – SP