O maestro Zé PP, instrumentista e arranjador, tem 81 anos e vai animar pela 43ª vez o carnaval de Caraguatatuba, no Litoral Norte Paulista. José Benedito da Conceição, o maestro Zé PP, vai animar a folia na Praça Cândido Mota, no Carnaval de Antigamente, tocando mais uma vez na Banda Feira Livre, ao lado dos filhos
Por Salim Burihan
José Bendito da Conceição Filho, o maestro Zé PP, anima bailes de carnaval desde os 10 anos de idade quando já era musico profissional e acompanhava o padrasto, Bendito Luiz, o “Vô Toquinha”, nos bailes do Clube 7 de Setembro, em Lorena, no Vale do Paraíba. Há 42 anos, Zé PP, toca no carnaval de Caraguatatuba.
Zé PP nasceu em Lorena em 1944, filho de Maria Benedita da Conceição. Ele não chegou a conhecer o seu pai biológico, mas teve uma presença marcante do seu padrasto Bendito Luiz Cardoso, o “Vô Toquinha”, um violonista popular clássico.
José Benedito começou cedo na música. Com 7 anos de idade seu Toquinha ensinou o pequeno Zé PP a tocar vários instrumentos. Em seguida, estudou música no Conservatório Santa Cecília, de Lorena. Com 10 anos de idade José Benedito (Zé PP) já era músico profissional.
Seu primeiro carnaval foi em 1954 quando tocou em várias bandas de bailes do Vale do Paraíba, entre elas, o Apollo 2001 e Biriba Boys. Aos 19 anos, foi para a banda militar do exército, de Lorena.
Em 1981, recebeu convite para tocar na Banda municipal de São Sebastião. O apelido “Zé PP” surgiu em São Sebastião. Como ele falava de mais, igual a um papagaio, os músicos da banda de São Sebastião lhe apelidaram de “Zé PP”. O apelido acabou ficando eterno… Logo depois, um novo convite, desta vez, do maestro Pedrinho para tocar na Banda Carlos Gomes, em Caraguatatuba.
Zé PP toca 7 instrumentos entre cordas e metais. No carnaval manda ver no trombone. Ele também compõe e faz partitura musical. Foi dele a partitura do hino de São Sebastião. Compôs o hino oficial do estatuto da criança e do adolescente, na época lançado na Globo Vale do Paraíba, hoje, TV Vanguarda. Fez também o arranjo do hino da Associação Comercial de Caraguatatuba, que tem letra de Vanel Moreira, já falecido, antigo proprietário da Sorveteria Pracinha.

Maestro Zé PP tem seis filhos, nove 9 netos e um bisneto. Ele é casado há 60 anos com Dona Ana. É torcedor do tricolor paulista (São Paulo F.C.). Seu prato preferido é arroz, feijão, salada e carne de frango. Seu cantor preferido é Agnado Rayol. Em casa, sentado no sofá, gosta de ver na televisão documentários, concertos e shows musicais.
Feliz mesmo, ele fica, quando sob ao palco, com seu inseparável trombone para acompanhar os filhos Kiko, na bateria; Lee, na guitarra; Douglas, no vocal; Mingo, na percussão; e, Pedro, no baixo, nas apresentações da banda Feira Livre. Vá conferir: a banda se apresenta nos dias 1º de março e 4 de março no baile do Carnaval de Antigamente, das 20h30 às 0h30 e no dia 2 de março, domingo, na matinê, também, na Praça Cândido Mota, das 16 às 18h30. A entrada é franca.