Balanço parcial da Operação também registra mais de 1.800 notificações; fiscalização ocorre até 15 de março
Fonte: Agência Marinha de Notícias
Iniciada em dezembro de 2024 e com previsão de término em 15 de março, a Operação “Navegue Seguro 2025” da Marinha do Brasil (MB) já alcançou a marca de 29.891 embarcações inspecionadas. Ao todo, foram emitidas 1.842 notificações e 111 meios apreendidos por irregularidades, como ausência de material de salvatagem obrigatório.
Militares da MB estão no mar e nos rios, de norte a sul do País, intensificando a segurança da navegação e promovendo boas práticas de conduta para aqueles que navegam em águas nacionais durante os meses de verão.
De acordo com o Diretor de Portos e Costas, Vice-Almirante Carlos André Coronha Macedo, os números registrados até o momento revelam que “a conscientização sobre a segurança da navegação, principal objetivo da Autoridade Marítima, vem sendo alcançada. As Ações de Fiscalização do Tráfego Aquaviário (AFTA) têm conseguido aproximar navegadores e agentes da Autoridade Marítima, garantindo mais segurança, cooperação e eficiência nas atividades ligadas ao mar”.
Litoral Paulista
A Operação Navegue Seguro que vem sendo realizada pela Marinha do Brasil nas praias brasileiras, apreendeu 28 embarcações por causa de infrações consideradas graves em dois meses no litoral paulista. A operação que é realizada pela Capitania dos Portos de São Paulo (CPSP) teve início em 20 de dezembro de 2024 e será encerrada após o carnaval, no dia 15 de março.
A operação é realizada anualmente durante o verão como objetivo de conscientizar os condutores de embarcações de esporte e recreio sobre a importância de respeitar as normas de segurança da navegação e adotar práticas de preservação ambiental em atividades marítimas.
Entre os dias 20 de dezembro e 20 de fevereiro, a Capitania dos Portos inspecionou 14.583 mil embarcações, 109 entidades náuticas e 129 obras. Além das 28 embarcações apreendidas no período, foram notificados proprietários de outras 305 embarcações e 33 entidades náuticas.
Confira as normas para uma navegação segura: