EDP faz mutirão de manutenção preventiva em Camburi e Maresias, na costa sul de São Sebastião

Entre 18 e 20 de fevereiro, equipes da EDP, distribuidora de energia elétrica da região, estarão em Camburi e Maresias, em São Sebastião, para um mutirão de manutenção preventiva e melhorias técnicas que beneficiará mais de 6.700 clientes residenciais e comerciais. A ação tem apoio da Prefeitura Municipal na recolha dos resíduos de poda e no trânsito local.

Entre as atividades previstas para os três dias de mutirão estão a substituição e modernização de equipamentos que compõem o sistema elétrico local, além da poda de vegetação em contato com a rede elétrica.

“Estamos com o segundo mutirão do ano em São Sebastião, com uma grande mobilização para potencializar o trabalho contínuo da companhia que visa garantir a segurança e qualidade do fornecimento de energia à população local”, destaca o gestor da EDP, Claudemir Siqueira.

O mutirão começa nesta terça-feira (18) com a participação de 15 equipes ao longo da Alameda Antonio José Marques, no Camburi. Na quarta-feira (19), serão 17 equipes mobilizadas em um trecho da rodovia Dr. Manoel Hipólito do Rego no bairro de Maresias. E na quinta-feira (20), último dia do mutirão, 17 equipes estarão novamente na rodovia Dr. Manoel Hipólito do Rego, no trecho do Camburi.

Grande parte do serviço será realizada em regime linha viva, com a rede energizada, porém, para a segurança dos colaboradores da EDP e da população em geral, em alguns trechos será necessária a interrupção pontual do fornecimento de energia no momento de atuação das equipes. Vale destacar que todos os clientes impactados já foram previamente comunicados sobre a suspensão temporária por meio de avisos de desligamento programado.

Plano Verão EDP

A execução dos mutirões foi intensificada desde novembro do ano passado, dentro da programação do Plano Verão 2024/2025 da EDP. São priorizadas nessas ações as localidades com maior concentração de vegetação, visto que este é o principal fator de interferência na qualidade e segurança do fornecimento de energia na região. Em situações de eventos climáticos severos, com chuvas e fortes ventos, a vegetação torna-se grande causa de interrupção do fornecimento de energia, com queda de galhos sobre as redes.

Ações de poda têm caráter preventivo e também são realizadas de forma regular ao longo de todo o ano em todas as cidades que integram a área de concessão da EDP. Em São Sebastião, por exemplo, em 2024 foram executadas mais de 9.300 podas de árvores, além da limpeza de cerca de 3.600 m² de faixas com vegetação. No dia 28 de janeiro, a Distribuidora executou o primeiro mutirão do ano no município, beneficiando mais de 1.400 clientes na região de Boiçucanga. Os trabalhos de poda da EDP seguem regras técnicas e de meio ambiente para assegurar a harmonia da vegetação com a rede de energia.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *