A Concessionária Tamoios reforça que os túneis da Serra Nova e dos Contornos Norte e Sul seguem um calendário de manutenções. Esses locais contam com os mais modernos equipamentos e sistemas operacionais que precisam de monitoramento e revisão preventivos.
Para que essa manutenção seja realizada com segurança e respeitando as exigências das normas brasileiras, os trabalhadores precisam atuar com o tráfego interrompido, por isso os trechos são fechados em determinados dias e horários da semana.
Muitos motoristas ainda desconhecem as ações de manutenção nos túneis que estão sendo executadas pela concessionária. Ontem, segunda-feira, dia 17, por exemplo, por volta das 8h30, no trecho de subida em direção ao Vale do Paraíba, o tráfego ficou parado por cerca de 15 minutos no acesso ao túnel 3/4, que tem 5,5 quilômetros de extensão.
Os motoristas desconheciam o que estaria ocorrendo. O painel instalado na frente do túnel não informava o que estava ocorrendo, mas apenas emitia mensagem “Túnel fechado não entre” . A suspeita era de que teria ocorrido algum acidente no interior do túnel, mas com o tempo o trânsito foi sendo liberado. Dentro do túnel não havia nenhum sinal de acidente ou carro acidentado ou com pane mecânica. Um voz feminina surgiu nos altos falantes do túnel, mas com os vidros fechados não dava para entender nada.
Manutenções
As manutenções acontecem conforme programação abaixo:
Túneis da SERRA NOVA: os bloqueios para manutenção acontecem de segunda à quinta, das 22h às 6h. Durante esse período, o trânsito flui pela Serra Antiga com uma pista para cada sentido.
Túneis do CONTORNO NORTE: os bloqueios também acontecem de segunda à quinta, das 22h às 6h. No período de fechamento, os usuários deverão utilizar o trajeto atualmente conhecido: Rodovia Rio-Santos (SP055).
Túneis do CONTORNO SUL: a manutenção é realizada de segunda à sexta das 21h às 6h. Durante o período, um túnel é fechado e o trânsito flui pelo outro túnel em mão dupla. Nesse formato, não há fechamento do trecho.
Aos sábados e domingos, o trânsito está liberado 24 horas por dia.
Esse procedimento reduz a exposição dos trabalhadores aos gases expelidos pelos veículos, além de aumentar a segurança dos próprios usuários da rodovia.