Por Poio Estavski
O Instituto Conservação Costeira (ICC), em parceria com a CETESB e a Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo (SEMIL), promove no dia 20 de fevereiro, no auditório da CETESB, o evento Dois anos da tragédia de São Sebastião: Reconstrução, reflexões e um olhar para o futuro. A iniciativa reunirá autoridades, especialistas e organizações envolvidas na resposta à tragédia e na recuperação da região para debater os avanços e desafios na reconstrução ambiental e social.
O encontro será um espaço para discutir as ações implementadas nos últimos dois anos, avaliar o impacto das iniciativas de recuperação e fortalecer estratégias para a resiliência climática e ambiental da região. Além disso, o evento prestará homenagem a pessoas e instituições que tiveram um papel fundamental na reconstrução da cidade e na dignidade das comunidades afetadas.
A atuação do ICC na resposta à tragédia e na recuperação ambiental
Desde as primeiras horas da tragédia, o Instituto Conservação Costeira (ICC) atuou diretamente na mitigação dos impactos socioambientais, apoiando ações emergenciais e coordenando estratégias para evitar novos deslizamentos.
Ao longo dos últimos dois anos, o ICC liderou o Projeto Restaura Litoral, um modelo inovador de compensação ambiental que resultou na restauração de 203 hectares de áreas degradadas e na dispersão de mais de 130 milhões de sementes nativas por meio de tecnologia de drones. A iniciativa tornou-se um paradigma para ações de recuperação ambiental e já está sendo estudada para replicação em outras regiões do Brasil.
Além da recuperação ambiental, o ICC desenvolveu ações de educação e engajamento comunitário, como o programa Escola Segura, que capacitou estudantes e professores para atuar na prevenção de desastres naturais. Também promoveu oficinas socioambientais nos bairros atingidos, incentivando a participação ativa da sociedade civil organizada e dos moradores das comunidades afetadas.
O reconhecimento do trabalho do ICC veio por meio de importantes conquistas:
O Projeto Restaura Litoral recebeu um prêmio internacional pelo impacto socioambiental e inovação na recuperação de áreas degradadas e foi finalista do Prêmio CREA-SP de Sustentabilidade.
O Instituto Conservação Costeira (ICC) foi reconhecido no Prêmio Melhores ONGs do Brasil, na categoria Meio Ambiente e Sustentabilidade, como uma das organizações de maior impacto ambiental no país.
O ICC foi recentemente nomeado para o Conselho de Mudanças Climáticas do Estado de São Paulo, reforçando sua atuação na formulação de políticas ambientais estratégicas.
Programação
Data: 20 de fevereiro de 2025
Horário: 9h às 13h
Local: Auditório da CETESB
9h | Abertura – Natália Resende (Secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo – SEMIL)
9h15 | Vídeo “Reconstrução” – Produzido pelo Governo do Estado
9h30 | Painel “Resiliência Climática em Áreas de Risco”
-Coronel Henguel Pereira
-Secretária Natália Resende
-Secretário Marcelo Branco
Convidada: Fernanda Carbonelli (Conselheira Estadual de Mudanças Climáticas)
Mediador: Rodrigo Levkovicz (Fundação Florestal)
11h | Caminhos para a Restauração: Experiências e Tecnologias do Projeto Restaura Litoral
Apresentação do Projeto Restaura Litoral Norte
Fernanda Carbonelli (Diretora Executiva do ICC)
André Motta (Coordenador do Projeto Restaura Litoral pela Atlântica Consultoria Ambiental)
Representante da Ambipar
Representante da Concessionária Tamoios
Mediador: Thomaz Toledo (CETESB)
12h00 | Apresentação do Projeto Escolas Seguras – Com alunos da comunidade
12h30 | Entrega de homenagens – Reconhecimento a pessoas que contribuíram para a restauração e reconstrução.