O Brasil tem três surfistas nas quartas de final da etapa de Abu Dhabi da WSL: Italo Ferreira, Miguel Pupo e Yago Dora. Filipe Toledo, Deivid Silva e Mateus Herdy foram eliminados. Nas quartas de final, Miguel Pupo enfrentará Ethan Ewing (AUS); Italo Ferreira terá confronto com Kanoa Igarashi (JAP); e, Yago Dora disputa com Jack Robinson (AUS).
Filipe Toledo foi eliminado nas oitavas de final por Kanoa Igarashi numa bateria bem polêmica: n, o final de sua segunda tentativa de direita na piscina de ondas dos Emirados Árabes, Filipinho acabou atropelando o fotógrafo brasileiro Thiago Diz, que atrapalhou a finalização da onda. Filipinho, bastante nervos e irritado, não teve a chance de surfar novamente a direita.
No feminino, as brasileiras Luana Silva e Tatiana Weston-Webb disputaram a primeira fase do feminino, mas não conseguiram avançar direto às quartas de final. As duas caíram para a repescagem, que será realizada ainda hoje na sessão da noite em Abu Dhabi, a partir das 11h52 da manhã no horário de Brasília. Etapa de Abu Dhabi será disputada até domingo com transmissão ao vivo no sportv com comentários do tricampeão Gabriel Medina.
Baterias das quartas de final
Bateria 1 – Ethan Ewing (AUS) x Miguel Pupo (BRA)
Bateria 2 – Jackson Bunch (HAV) x Rio Waida (INO)
Bateria 3 – Italo Ferreia (BRA) x Kanoa Igarashi (JAP)
Bateria 4 – Jack Robinson (AUS) x Yago Dora (BRA)