Cadeirante, Bruno Sanches, saí diariamente para levar suas quatro cachorras de raça indefinida para “passear” . Sua atitude sensibiliza as pessoas
Por Salim Burihan
O cadeirante Bruno Sanches, de 38 anos, realiza todos os dias uma rotina que impressiona os moradores e turistas de Caraguatatuba, no Litoral Norte Paulista. Ele leva seus quatro cães de estimação para passear pelas ruas do bairro da Caputera, região central da cidade.
Bruno conta que ficou paraplégico devido a uma lesão na coluna em 2010, quando sofreu um acidente com moto na cidade de São José do Rio Preto, no interior paulista. Antes de se tornar um cadeirante, tinha um cachorro. Hoje, tem cinco.
“No acidente, fraturei a coluna, na altura da torácica (a região do corpo entre o pescoço e o abdômen) e fiquei cadeirante”, contou. Ele trabalhava como chaveiro, hoje, está aposentado, devido a lesão sofrida.
Ele possuí quatro animais de raça indefinida em Caraguatatuba, todas fêmeas: Kiara, Preta, Nina, Laíca e ainda Lola, que vive no interior do estado.
Todos os dias ele leva os quatro animais para passear, um de cada vez. Ele mora na Rua 13 de Maio, mas leva os animais para passear na rua Irmã São Francisco em direção à avenida Av. Prisciliana de Castilho, na esquina do Supermercado Assaí, no bairro da Caputera.
Encontramos com Bruno, numa quinta-feira, pela manhã, quando ele passeava com Kiara, pela rua Irmã São Francisco. Ele desceu a rua em direção até a avenida Prisciliana de Castilho, parou no cruzamento e retornou. A cadela demonstrava profunda alegria em poder passear com o seu tutor. A foto ao lado demonstra o carinho de Kiara por Bruno.
Controlando a cadeira de rodas, Bruno toma muito cuidado para proteger seus animais dos carros e caminhões que transitam pela rua Irmã São Francisco. Ele evita cruzar a avenida Prisciliana de Castilho por causa do trânsito congestionado nesta época do ano.
“O passeio faz bem prá mim e é importante para os meus animais. Meu quintal é pequeno e oferece pouco espaço para eles, que acabam ganhando sobrepeso devido à pouca movimentação. Por isso, todos os dias saio com cada um deles para passear”, contou.
Bruno explica que passeia com eles diariamente, pela manhã cedinho e durante a tarde, fora do horário do sol forte e calor, para proteger os animais.
“Ás vezes, levo um deles comigo quando tenho que ir ao banco ou fazer alguma coisa no centro da cidade. São minhas companheiras”, afirmou.
No passeio, ele mantém o animal preso a um guia para que o animal permaneça sempre ao seu lado e sob controle. Os animais, segundo ele, se comportam muito bem durante as saídas, nunca deram problema e sempre acatam as suas ordens.
O passeio diário de Bruno com seus animais sensibiliza as pessoas. Boa parte dos colaboradores do Supermercado Assaí conhece Bruno e seus quatro animais. Afinal, diariamente ele passa em frente ao estacionamento do supermercado durante o passeio com seus animais.
“Ele faz isso(os passeios) todos os dias e saí com seus quatro animais”, contou Davi Rodrigues, colaborador do Supermercado Assaí. Segundo Rodrigues, Bruno demonstra um amor profundo pelos seus animais e isso é muito bonito. “Tem muita gente que possuí cachorro, mas não dedica tanto carinho como ele(Bruno)”, afirmou Rodrigues.
Wilden Bebê (Foto), também colaborador do Assaí, de tanto acompanhar os passeios de Bruno cm seus animais acabou se tornando amigo dos cachorros. Na foto, Bebê faz carinho em Kiara, uma das cachorras de Bruno. “Mesmo sendo cadeirante, ele saí todos os dias para levar seus cachorros para passear. Um belo exemplo de tutor”. disse Bebê.
Saúde
A atitude de Bruno é elogiada pelos veterinários. Segundo os veterinários, os passeios são essenciais para a saúde física e mental dos cães. Os passeios diários ajudam a manter o peso ideal, fortalece os músculos e articulações, além de melhorar a saúde cardiovascular dos animais.
Os passeios também são importantes para: estimular o cérebro do animal com novos cheiros, sons e visuais; evitar o tédio e comportamentos destrutivos; socializar o cão com outros cães e pessoas; reforçar o treinamento de obediência; proporcionar uma sensação de rotina e segurança; aliviar o estresse e a ansiedade e contribuir para o bem-estar emocional.
Os veterinários recomendam que em épocas de sol forte e calor, é importante se atentar aos horários de passeios na rua para evitar queimaduras nas patas e superaquecimento. A recomendação é que os passeios nas ruas sejam realizados até às 9h ou a partir das 17h, quando as temperaturas não estarão tão altas e o solo terá perdido calor suficiente para não apresentar risco de lesões aos animais.