Os prefeitos de Angra dos Reis, Cláudio Ferreti; de Paraty, Zezé Porto; de Mangaratiba, Luiz Cláudio; e, das cidades de Itaguaí e Rio Claro na costa sul fluminense, decidiram criar um consórcio intermunicipal visando o fortalecimento do turismo da região da Costa Verde.

A ideia é integrar os destinos e fazer com que o turista aumente o tempo de permanência na região. É trabalhar a Costa Verde como um só produto, principalmente fora do país. Essa união também tem como objetivos o ganho de força política e a possibilidade de atrair novos investidores.
O governo de Angra dos Reis preparou um protocolo de intenções que foi distribuído aos prefeitos para que eles possam analisar junto às suas equipes. Daqui a algumas semanas, após chegarem a um consenso, os líderes políticos da Costa Verde vão marcar uma reunião com a Embratur.
– Estou muito feliz em ver os prefeitos conjugando forças para potencializarmos a Costa Verde. A primeira ação é fazermos o consórcio de turismo e levarmos esse destino para o mundo. Esse trabalho com certeza vai avançar porque todos estão imbuídos em proporcionar uma melhor qualidade de vida para os nossos moradores – destacou o prefeito Cláudio Ferreti.
Os prefeitos aproveitaram o encontro para conversar sobre alguns gargalos que afetam o desenvolvimento turístico de suas cidades. Essa integração entre os municípios foi visto como algo bem positivo também para auxiliar no desenrolar desses entraves.
– Precisamos mostrar forças. Nossa região tem uma vocação enorme para o turismo e esse foi o pontapé inicial. Com todos unidos tenho certeza de que quem vai ganhar é a população – frisou o prefeito de Mangaratiba, Luiz Cláudio.
A iniciativa de Angra também foi exaltada pelo prefeito de Paraty, Zezé Porto, cidade que agrega turismo histórico, com belas paisagens e gastronomia renomada.
– Essa união da Costa Verde é importante para que possamos trazer mais qualidade de vida para a nossa população e alavancar cada vez mais o potencial turístico de toda região – afirmou.
Rio Claro é a única cidade não litorânea a fazer parte do consórcio. A ideia do governo de lá é explorar o turismo de serra, com trilhas e cachoeiras.
– Acredito que temos muito a ganhar com essa unidade entre os municípios, todos se unindo pelo objetivo comum que é desenvolver a Costa Verde e mostrar a beleza da nossa região para todo o mundo – disse o prefeito, Babton Biondi.
Porta de entrada da Costa Verde, Itaguaí, apesar de sua pré-disposição industrial, também possui belas ilhas e cachoeiras.
– Podem ter certeza de que andaremos juntos, lutando pela nossa região, para termos uma Costa Verde cada vez melhor e mais conhecida pelo seu belo turismo de mar e de serra – salientou o prefeito interino de Itaguaí, Haroldo Rodrigues.
Participaram ainda da reunião o vice-prefeito de Angra, Rubinho Metalúrgico, os secretários de Integração Governamental, Vitor Simões; Parcerias e Inovação, Rodrigo Gouveia; o presidente da TurisAngra, João Willy; a procuradora-geral Juliana Magalhães e o Assessor Estratégico de Assuntos Jurídicos, Erick Halpern.