Fiscalização desligou 11 caixas de som em poder de banhistas e obrigou quatro tutores a retirarem seus cachorros da areia da praia
Entre o primeiro dia de 2025 até o domingo (12), a equipe da fiscalização de Posturas da Secretária de Fazenda (Sefaz) registrou mais de 30 atendimentos relacionados com ambulantes irregulares atuando nas praias e vias públicas, sem licença, ocorrências de perturbação de sossego público, ocupação irregular de solo, entre outras.
Além dos agentes de Posturas, a Operação Integrada conta também com fiscais da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), agentes sanitários da Secretaria de Saúde (Sesau), fiscalização de trânsito e Polícia Municipal da Secretaria de Segurança Urbana (Segur).
De acordo com o secretário da Sefaz, Juraci Marques, a falta de licenciamento é uma das principais ocorrências registradas no município. “É importante destacar que todos os ambulantes precisam estar com a licença em mãos, bem como os estabelecimentos devem ter alvará de funcionamento”, destaca.
Os policiais municipais têm acompanhado a ação dos fiscais da Fazenda e do Meio Ambiente para garantir a integridade dos agentes públicos durante as abordagens. Conforme o comandante da corporação, André Maciel, somente no último final de semana foram realizadas seis operações em conjunto com a Fiscalização de Posturas e a Fiscalização Ambiental.
Na ocasião, foi efetuada a apreensão de materiais de dois ambulantes irregulares e promovida a retirada de quatro cães que se encontravam nas praias. Ainda segundo Maciel, 11 banhistas que utilizavam caixas de som foram orientados e desligaram e retiraram os equipamentos.
As equipes da Polícia Municipal também atenderam três ocorrências de acampamentos irregulares, outras 22 situações de perturbação do sossego, além de terem aplicado quatro multas.
Trânsito
A Segur também está com reforço dos agentes de trânsito para garantirem o ordenamento nas vias públicas e entradas e saídas de praias contra o estacionamento em locais proibidos como esquinas, guias rebaixadas, vias de mão única, entre outras situações.
No sábado (11), os agentes de trânsito realizaram uma ação de operação e controle no entroncamento do Contorno Sul sentido praias visando garantir maior fluidez no trânsito para quem sai da região central para a Costa Sul.
Denúncias podem ser feitas no telefone 153 da Polícia Municipal. Pela Semam, o contato é 3892-6000. Já na Sesau, o telefone é o da Ouvidoria da Saúde (0800 770 0029).