Dois adultos e duas crianças foram retiradas com vida da aeronave pelos bombeiros; piloto que teria ficado preso às ferragens do avião não resistiu aos ferimentos e acabou morrendo
Um jato executivo Cessna 525 sofreu um acidente durante a aterrisagem no aeroporto Gastão Madeira, em Ubatuba, no Litoral Norte Paulista, na manhã desta quinta-feira, dia 9. A aeronave não conseguiu pousar e acabou caindo na praia do Cruzeiro, que fica em frente a aeroporto.
A aeronave havia decolado do Aeroporto Municipal de Mineiros, cidade que fica a 427 quilômetros de Goiânia, em Goiás. Segundo a concessionária Rede Voa que administra o aeroporto de Ubatuba, no momento do acidente ” as condições meteorológicas eram desfavoráveis, com chuva e pista molhada”.
De acordo com o Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar), o incidente foi classificado como uma “excursão de pista”, que ocorre quando uma aeronave sai da pista durante pouso ou decolagem. O jatinho, que transportava o piloto, dois adultos e duas crianças, ultrapassou a pista do aeroporto de Ubatuba, bateu em um alambrado, incendiou e caiu na Praia do Cruzeiro.
Cinco pessoas estavam na aeronave, entre elas, duas crianças. O resgate foi feito pelos bombeiros e as vítimas atendidas pelo Samu. Um casal e duas crianças foram retiradas com vida. A situação mais grave era a do piloto Paulo Seghetto, de 55 anos, de Goiânia, que teria ficado preso às ferragens. Ele acabou falecendo. Foram retiradas com vida da da aeronave, Bruno Almeida de Souza, de 48 anos, sua esposa Mireylle Fries, de 41, e os dois filhos do casal: Lucas Fries de Almeida, de 6 anos e Ayla Fries de Almeida, de 4 anos.
Bombeiros
Os bombeiros divulgaram uma nota sobre o acidente: Na manhã desta quinta-feira (9), um avião de pequeno porte caiu na faixa de areia próxima ao aeroporto de Ubatuba, provocando um grave acidente. A aeronave transportava cinco pessoas – o piloto, dois adultos (um homem e uma mulher) e duas crianças – e, no impacto, atingiu três pedestres que estavam no local.
Equipes de resgate foram acionadas imediatamente e realizam os atendimentos de emergência às vítimas. Ainda não há informações confirmadas sobre o estado de saúde dos ocupantes da aeronave e dos pedestres atingidos. O local foi isolado para garantir a segurança e permitir o trabalho das equipes de resgate.
Além disso, apenas um pedestre foi atingido pela aeronave durante a queda. Ele recebeu atendimento médico, mas o estado de saúde não foi divulgado.
A operação de resgate mobilizou uma equipe de 20 bombeiros militares, que atuaram de forma rápida e coordenada para retirar as vítimas da aeronave e prestar os primeiros socorros. As causas do acidente ainda estão sendo investigadas, e o local foi isolado para garantir a segurança e facilitar o trabalho das autoridades.
Segundo informações da Santa Casa, às 11h52, há cinco vítimas no hospital (3 adultos e duas crianças) , sendo um adulto em estado grave e uma criança sob monitoramento, potencialmente grave. Dentre os três adultos internados, uma deles não estava na aeronave. As duas crianças feridas na queda do avião devem ser transferidas para o Hospital Regional de Caraguatatuba.
Acidente
O acidente ocorreu por volta das 10 horas quando chovia em Ubatuba. As causas do acidente ainda estão sendo apuradas. O acidente teria ocorrido durante o pouso da aeronave no aeroporto. Moradores da cidade garantem terem ouvido barulhos estranhos na aeronave antes do avião iniciar o pouso na pista do aeroporto.
Outros moradores comentaram que possivelmente o avião teria enfrentado problemas com a pista encharcada e não conseguiu pousar, “passando reto” em direção a praia do Cruzeiro, onde teria explodido antes de cair na água. As causas do acidente serão apuradas pela SERIPA (Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos e ANAC(Agência Nacional de Aviação).
A aeronave que caiu em Ubatuba na manhã desta quinta-feira, dia 9, é um Cessna Citation 525 CJ1, fabricado pela Cessna Aircraft em 2008, de prefixo PR-GFS, com capacidade para sete passageiros e dois pilotos. Segundo a Cessdna, a aeronave que caiu tem 13 metros de comprimento, 4,2 m de altura, 14,39 m de envergadura e entre-eixos (distância entre os trens de pouso) de 4,67 m. A aeronave seria de propriedade de Nelvo Fries, fazendeiro de Goiás e estaria em situação regularizada.
O aeroporto de Ubatuba é o único em operação no Litoral Norte Paulista. A pista tem 940 metros de largura e 30 de largura. O aeroporto é utilizado principalmente para aeronaves particulares e de pequeno porte.
O último acidente registrado no Aeroporto de Ubatuba ocorreu no dia 28 de janeiro do ano passado, quando no momento da decolagem uma pequena aeronave ao decolar sofreu uma queda. O avião fazia o serviço de comunicação visual com faixas nas praias, e ao tentar subir com a faixa enroscou na grade do próprio aeroporto. O avião girou e caiu sobre a pista na avenida em frente à Praça Capricórnio. O piloto único ocupante da aeronave não ficou ferido no acidente.
O último acidente aéreo com vítima ocorrido em Ubatuba aconteceu no dia 1º de janeiro de 2019, quando caiu um helicóptero que fazia voos panorâmicos. A aeronave decolou do aeroporto de Ubatuba e caiu alguns minutos depois da decolagem no bairro do Itaguá. Os ocupantes do helicóptero, o piloto e um casal de turistas, nada sofreram, mas durante a queda, o aparelho atingiu um pedestre que passava pelo local, Alessandro Correia Leite, de Ubatuba, que morreu na hora
Confira o momento do acidente durante a aterrisagem:
Confira o avião durante queda na praia do Itaguá:
Confira moradores acompanhando o resgate das vítimas: