Uma nova portaria da Fundação Florestal aumentou o número de turistas adicionais que pode ter acesso diariamente à Ilha das Couves, na costa norte de Ubatuba, no Litoral Norte Paulista. Diariamente, apenas 531 pessoas podem acessar a ilha, 177 delas por período, em três horários diferentes às 8 horas, 11 horas e 14 horas.
A portaria da FF elevou para 50 o número de turistas adicionais que podem ter acesso diariamente à Ilha das Couves, permitindo que os turnos sejam desdobrados, mas o limite de pessoas permanece o mesmo. As embarcações que levam os turistas saem em três turnos: pela manhã (8h), no almoço (11h) e a tarde (14h). Pela manhã, podem acessar a ilha 177 turistas; durante o almoço 177; e, durante a tarde, 177 pessoas.
Segundo a prefeitura de Ubatuba, a capacidade é de 177 pessoas simultaneamente por faixa de horário (das 8h às 11h, das 11h às 14h e das 14h às 17h), somando um total de até 531 pessoas por dia. O transporte de passageiros é feito somente por operadores credenciados.
A visitação à Ilha das Couves é regulamentada pela FF desde dezembro de 2019. A portaria é publicada anualmente pela FF e é válida durante a alta temporada. O número de visitantes é limitado para que estudos de monitoramento possam verificar se é possível aumentar a capacidade de carga do local de forma sustentável.
A Ilha das Couves é um dos passeios mais procurados no Litoral Norte de São Paulo. A principal rota para chegar à ilha é a partir da Praia de Picinguaba, em Ubatuba, e a viagem dura cerca de 15 minutos. O custo médio do passeio é de R$ 100 (ida e volta). O pagamento deve ser feito em dinheiro ou cartão. Valor individual, independente da quantidade de pessoas. Crianças até 2 anos, cadeirantes e autistas são cortesia. Demais pessoas, valor integral. O agendamento deve ser feito com a Associação de barqueiros e pescadores tradicionais de Picinguaba
Ilha
A Ilha das Couves se localiza na Área de Proteção Ambiental Marinha do Litoral Norte, uma das unidades de conservação sob gestão da Fundação Florestal. Trata-se de um dos lugares mais procurados por turistas em busca de lazer e aventura ao longo do Litoral Norte do estado. A pequena ilha, com área de 58 hectares, apresenta um cenário natural intocado, sem grandes construções ou infraestrutura complexa para receber o visitante. A exceção fica por conta do restaurante da Dona Célia, uma simpática caiçara que oferece um sorriso alegre e comidinhas típicas da culinária local. Seu restaurante costuma reunir amigos e famílias em um clima descontraído com uma linda vista para o mar. É precisamente por esse aspecto de natureza selvagem que a Ilha das Couves se tornou um destino procurado por brasileiros de toda parte.
A Ilha das Couves oferece duas praias para os visitantes passarem o dia. A Praia Menor, com água em tom de verde esmeralda, forma uma grande piscina para mergulho. Na Praia Maior, também chamada de Prainha das Couves ou Praia de Dentro, a água ganha tons entre verde e azul, e o visual é surpreendente. Esta última é a principal praia da Ilha das Couves, a que oferece maior faixa de areia. O acesso se dá por uma curta trilha de apenas cinco minutos a partir da Praia Menor.