Litoral Norte tem 15 praias poluídas na primeira semana de janeiro; entre elas, a Prainha, em Caraguatatuba(Foto).
O Boletim de Balneabilidade das Praias Paulistas, divulgado nesta quinta-feira, dia 2, pela CETESB, informa que o litoral norte paulista mantém 15 praias impróprias para uso, o mesmo número de praias poluídas registrado na semana passada. Nesta semana, são 15 praias inadequadas para banho na região: sete em São Sebastião, cinco em Ilhabela, duas em Ubatuba e uma em Caraguatatuba.
Neste fim de semana, segundo a Cetesb, São Sebastião tem sete praias poluídas: Cigarras, São Francisco, Pontal da Cruz, Arrastão, Deserta, Porto Grande e Preta do Norte. Ilhabela tem cinco praias poluídas: Itaquanduba, Itaguaçu, Portinho, Feiticeira e Julião.
Em Ubatuba estão impróprias para uso duas praias: Itaguá(em dois trecho) e Lázaro. Caraguatatuba apenas uma praia poluída, a da Prainha. As praias impróprias são sinalizadas com bandeira da cor Vermelha e o banho de mar deve ser evitado devido ao risco de doenças.
A coleta da água nos 99 pontos avaliados, semanalmente, é feita aos domingos e o resultado é divulgado pela Cetesb às quintas-feiras. Como a nova avaliação deverá ser divulgada penas no dia 2 ou 3 de janeiro, a região inicia 2025 com 15 de suas praias poluídas. As praias impróprias são sinalizadas com bandeira da cor Vermelha e o banho de mar deve ser evitado devido ao risco de doenças.
Ranking das praias mais poluídas no LN em 2024
No Litoral Norte Paulista, entre as 98 praias monitoradas, a praia do Itaguá, em Ubatuba, foi classificada como a mais poluída em 2024. A praia que fica na região central do município esteve imprópria para uso em 51 das 52 semanas do ano no monitoramentos realizado no nº 1724 da avenida Leovigildo Dias Vieira. A praia também é monitorada na altura do nº 240 da avenida Leovigildo que esteve impróprio durante 40 semanas do ano. No ano passado, 2023, a praia também foi classificada com a mais poluída da região quando esteve 50 semanas poluída.
O trecho da Praia de Itamambuca, próximo ao rio, foi classificado como a segunda praia mais poluída da região em 2024, por ficar durante 27 das 52 semanas classificado com imprópria para uso. A Cetesb monitora dois trechos da praia de Itamambuca: este segundo trecho ficou próprio para uso nas 52 semanas do ano. Itamambuca é uma das praias mais famosas de Ubatuba e este ano foi classificada como Reserva Nacional de Surfe através da iniciativa da comunidade local.
Na terceira colocação entre as mais poluídas em 2024 ficaram as praias Pontal da Cruz, em São Sebastião e Prainha, em Caraguatatuba. Ambas passaram 25 das 52 semanas do ano classificadas como impróprias para uso pela Cetesb. A Prainha é uma das praias mais frequentadas de Caraguatatuba, mas apesar do bairro ter saneamento a praia vive poluída. No ano passado, ficou na quarta colocação por ficar imprópria para uso por 25 semanas.
A quarta praia mais poluída do Litoral Norte em 2024 foi a de São Francisco, na costa norte de São Sebastião. A praia reduto dos pescadores artesanais do município que tem entre suas principais atrações o convento de São Francisco passou 23 das 52 semanas do ano classificada como imprópria. No ano passado, a praia havia ficado na 5ª colocação entre as mais poluídas quando esteve imprópria por 36 semanas.
A quinta praia mais poluída de 2024 também teve duas praias relacionadas, a do Indaiá, em Caraguatatuba e a Itaquanduba, em Ilhabela. As duas praias estiveram poluídas em 20 das 52 semanas avaliadas pela Cetesb. Itaquanduba, em Ilhabela, no ano passado, foi a segunda mais poluída da região, com 29 imprópria para uso. A do Indaiá, uma das praias mais frequentadas em Caraguatatuba, esteve 24 semanas poluída em 2023.
Várias praias da região apresentaram excelentes condições de balneabilidade em 2024: Guaecá, Toque Toque Grande, Maresias e Baleis, em São Sebastião; Massaguaçu, Capricórnio, Mococa e Martim de Sá em Caraguatatuba; Domingas Dias, Toninhas e Praia Grande, em Ubatuba; e, Curral, Feiticeira Siriuba e Grande, em Ilhabela.
Confira o ranking das praias mais poluídas em 2024:
Ubatuba
1º- Itaguá- 51 semanas imprópria
2º- Rio Itamambuca – 27 semanas imprópria
3º- Lázaro- 17
4º- Iperog – 16
5º- Perequê-Mirim – 10
Caraguatatuba
1º- Prainha(Foto)- 25 semanas imprópria
2º- Indaiá – 22 semanas
3º- Rio Tabatinga – 20
4º-Centro – 12
5º- Cocanha- 3
São Sebastião
1º- Pontal da Cruz- 25 semanas imprópria
2º -São Francisco(Foto)- 23 semanas impróprias
3º- Prainha – 20
4º- Cigarras – 18
5º- Deserta – 16
Ilhabela
1º- Itaquanduba(Foto)- 20 semanas imprópria
2º- Portinho – 18
3º- Pinto – 17
4º- Barreiros do Sul – 15
5º – Itaguaçu – 12
5º- Feiticeira e Julião- 7 semanas