Capitania dos Portos instala base operacional em Ilha Grande no litoral de Angra dos Reis

Base operacional fiscalizará o tráfego aquaviário na Baia da Ilha Grande com uma embarcação grande, quatro menores , um jet-ski e quatro equipes de inspeção naval   

Um dos locais mais visitados da Ilha Grande, a Vila do Abraão conta desde o último dia 17 com uma base física da Delegacia da Capitania dos Portos em Angra dos Reis (DelAReis).  A base operacional avançada vai permitir que equipes de inspeção naval incrementem a fiscalização na região, a partir de um contêiner habitável, em uma iniciativa que faz parte de um conjunto de ações de aprimoramento do ordenamento do tráfego aquaviário na Baia da Ilha Grande.Além dessa base operacional avançada em terra, que atua prioritariamente no Abraão, a DelAReis também conta com uma embarcação de grande porte que vai ser empregada como uma base operacional móvel com até quatro equipes de inspeção naval, embarcações menores e um jet-ski, que realizarão ações de fiscalização nos arredores da Ilha Grande.– Para a TurisAngra, essa ação é fundamental quanto ao bom andamento do ordenamento turístico da Vila do Abraão e da Ilha Grande como um todo. Esta era uma demanda de mais de um ano que, felizmente, agora foi atendida – explicou o presidente da TurisAngra, Marc Olichon.

O contêiner e a embarcação de grande porte fazem parte do Projeto Costa Verde, capitaneado pelo Comando do 1º Distrito Naval, sob coordenação da Capitania dos Portos do Rio de Janeiro (CPRJ) e da Sociedade Amigos da Marinha do Rio de Janeiro (SOAMAR-Rio). Além disso, desde a concepção do Projeto Costa Verde, a Prefeitura de Angra tem apoiado a CPRJ, por intermédio da DelAReis, no planejamento e na execução desse projeto de grande importância para o município, por meio de ações da Secretaria de Segurança Pública, das secretarias executivas da Ilha Grande e de Serviço Público e da TurisAngra. A iniciativa reforça a importância da participação da DelAReis nas ações de ordenamento costeiro, principalmente, na Ilha Grande.

Segundo a prefeitura, com a base fixa haverá um controle mais efetivo sobre o fluxo de embarcações que entram e saem da Vila do Abraão, já que só a DelAReis tem competência de fiscalização de embarcações na água, em se tratando da conformidade documental da embarcação, habilitação dos condutores, itens de segurança da embarcação e dos passageiros etc.

– Enxergo essa ação como um grande passo para o ordenamento do turismo náutico na nossa região. A chegada da base fixa e da embarcação será fundamental para começarmos o verão de Angra dos Reis e da Ilha Grande de uma forma muito mais ordenada e segura – declara o secretário-executivo da Ilha Grande, Carlos Kazuo.

Cruzeiros

A implantação da base em Ilha Grande também é importante devido a temporada 2024/2025 de navios de cruzeiros em Angra e Ilha Grande, com cerca de 50 navios que terão paradas previstas para o continente e para a Ilha Grande. Para garantir toda a infraestrutura necessária, a TurisAngra realizou obra estrutural no Cais da Vila do Abraão e segue com manutenção permanente no Cais de Santa Luzia, no Centro.

De acordo com estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV), atualmente o impacto econômico direto, indireto e induzido é de R$ 668 por passageiro no local de desembarque. No total, a TurisAngra estima uma injeção de R$ 140 milhões na economia local com os navios.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *