Base operacional fiscalizará o tráfego aquaviário na Baia da Ilha Grande com uma embarcação grande, quatro menores , um jet-ski e quatro equipes de inspeção naval
O contêiner e a embarcação de grande porte fazem parte do Projeto Costa Verde, capitaneado pelo Comando do 1º Distrito Naval, sob coordenação da Capitania dos Portos do Rio de Janeiro (CPRJ) e da Sociedade Amigos da Marinha do Rio de Janeiro (SOAMAR-Rio). Além disso, desde a concepção do Projeto Costa Verde, a Prefeitura de Angra tem apoiado a CPRJ, por intermédio da DelAReis, no planejamento e na execução desse projeto de grande importância para o município, por meio de ações da Secretaria de Segurança Pública, das secretarias executivas da Ilha Grande e de Serviço Público e da TurisAngra. A iniciativa reforça a importância da participação da DelAReis nas ações de ordenamento costeiro, principalmente, na Ilha Grande.
Segundo a prefeitura, com a base fixa haverá um controle mais efetivo sobre o fluxo de embarcações que entram e saem da Vila do Abraão, já que só a DelAReis tem competência de fiscalização de embarcações na água, em se tratando da conformidade documental da embarcação, habilitação dos condutores, itens de segurança da embarcação e dos passageiros etc.
– Enxergo essa ação como um grande passo para o ordenamento do turismo náutico na nossa região. A chegada da base fixa e da embarcação será fundamental para começarmos o verão de Angra dos Reis e da Ilha Grande de uma forma muito mais ordenada e segura – declara o secretário-executivo da Ilha Grande, Carlos Kazuo.
Cruzeiros
A implantação da base em Ilha Grande também é importante devido a temporada 2024/2025 de navios de cruzeiros em Angra e Ilha Grande, com cerca de 50 navios que terão paradas previstas para o continente e para a Ilha Grande. Para garantir toda a infraestrutura necessária, a TurisAngra realizou obra estrutural no Cais da Vila do Abraão e segue com manutenção permanente no Cais de Santa Luzia, no Centro.
De acordo com estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV), atualmente o impacto econômico direto, indireto e induzido é de R$ 668 por passageiro no local de desembarque. No total, a TurisAngra estima uma injeção de R$ 140 milhões na economia local com os navios.