Foto Capa: Turistas tiveram que dividir espaço com o lixo nas areias da praia do Indaiá, uma das mais frequentadas em Caraguatatuba
Moradores, veranistas e turistas que estiveram na praia do Indaiá no sábado(28), reclamaram da falta de limpeza da praia pela prefeitura. A praia que é uma das mais procuradas e frequentadas no município esteve lotada no sábado(28).
Um grupo de veranistas de Campinas, reclamou que teve de conviver com muita sujeira na areia da praia no sábado(28). Eles enviaram as fotos ao Notícias das Praias. “Além de ser prejudicial à saúde, fica uma imagem muito ruim para os turistas que visitam a cidade pela primeira vez”, comentou Larissa Silva.
Ela disse desconhecer o motivo pelo qual a prefeitura não recolheu o lixo depositado pela maré na areia da praia, mas que ouviu de um ambulante que vendia sorvete que tratava-se de final de governo e que a prefeitura estaria sem dinheiro para pagar a empresa que faz a limpeza da praia. Pelas fotos enviadas ao Notícias das Praias dava para notar que os resíduos entre eles, pedaços de madeira, galhos e plásticos supostamente trazidos pela maré, chegaram a ser amontoados, mas não foram recolhidos pela prefeitura.
Procurada, a assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Caraguatatuba informou que durante a temporada de verão a limpeza das praias é feita diariamente, mas o longo período de chuvas contínuas atrapalhou o cronograma, atrasando o trabalho.
Peixes mortos
Em novembro, a praia do Indaiá e também as do Centro e Camaroeiro, receberam centenas de peixes mortos trazidos pela maré. A prefeitura explicou que recolheu 150 kg de peixes mortos na praia do Indaiá. A retirada foi feita pela Secretaria de Serviços Públicos (Sesep) com o uso de um rastelo mecânico.
Segundo a prefeitura, o fenômeno é comum em todo o Litoral Norte, onde há atividade pesqueira. Os peixes podem ficar presos nas redes durante a pesca de camarões ou outras espécies, e ao puxá-las, muitos morrem e são devolvidos ao mar. Com o movimento das marés, esses peixes acabam sendo levados para a areia da praia.
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep), havia informado que intensificaria os trabalhos de limpeza de praias numa reunião realizada recentemente entre o prefeito Aguilar Junior, o secretário da Sesep, Robson Lobato, e funcionários da secretaria e empresa terceirizada.
O objetivo da reunião foi definir uma estratégia para manter a cidade limpa para atender não só os moradores como também mais de 1,6 milhão de visitantes no município, de acordo com a previsão do setor turístico da cidade.
A Prefeitura informou que preparou operações especiais entre os dias 20 e 31 de dezembro, com pelo menos 12 equipes e cerca de 200 funcionários atuando no trabalho manual e mecânico de recolha dos resíduos descartados em toda a orla marítima e demais pontos de grande movimentação de pessoas.
A limpeza das praias é realizada por equipes de funcionários do PEAD e também equipe da empresa terceirizada Renovar quando há aumento das demandas (temporada e feriados prolongados).
Segundo a prefeitura, na alta temporada, a limpeza de todas as praias é feita diariamente e fora da temporada é realizada aos finais de semana. Equipes de limpeza também estão de prontidão quando aparecem demandas momentâneas. O serviço começa às 5 horas da manhã.
A taxa de ocupação da rede hoteleira de Caraguatatuba deverá atingir o índice de 89,7% até o dia 1º de janeiro de 2025. Em 2023, no mesmo período, a ocupação foi de 88,31%.
A pesquisa foi realizada pela Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba (ACEC), juntamente com a Associação de Hotéis e Pousadas de Caraguatatuba (AHP).