Campanha alerta moradores e turistas sobre o perigo do lixo abandonado nas areias e no mar. Foto Capa: Tartaruga confundindo plástico com alimento.
O Instituto Argonauta, sediado em Ubatuba, mas que atua em todo o Litoral Norte Paulista, iniciou uma campanha em suas redes sociais para orientar e conscientizar moradores, veranistas e turistas, para que evitem o lixo nas praias e o mar. A campanha foi iniciada esta semana devido ao aumento do movimento de banhistas nas praias da região. Segundo o Argonauta, infelizmente, esse período também traz um grande impacto ambiental: lixo no oceano e nas areias.
.
O Litoral Norte deve receber entre o final de dezembro e o carnaval cerca de 3 milhões de visitantes. O lixo abandonado nas praias e no oceano tem causado a morte de animais marinhos. O Instituto Argonauta, por meio do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), frequentemente resgata animais marinhos que ingeriram ou ficaram presos em resíduos descartados de forma errada.
.
A campanha quer reduzir ou eliminar de vez o lixo, principalmente, o plástico, nas areias e no mar. Quer contribuir para um verão mais limpo e proteger a vida marinha? Veja como você pode fazer a diferença:
✔️ Descarte correto: Sempre jogue o lixo em lixeiras apropriadas. Não deixe nada na areia.
✔️ Sem lixeira por perto? Leve o lixo com você até encontrar uma forma adequada de descartá-lo.
✔️ Achou lixo na praia? Recolha com cuidado, mesmo que não seja seu. Ações simples geram grandes mudanças!
✔️ Hospedagem consciente: Informe-se sobre os horários de coleta de lixo no local onde você está hospedado e descarte corretamente.
✔️ Reduza o plástico: Substitua plásticos descartáveis por alternativas reutilizáveis, como garrafas e sacolas de pano.
.
🌍 Lembre-se: Cada gesto conta! Juntos, podemos minimizar os impactos ambientais e proteger nosso Oceano, as praias e a vida marinha. Vamos curtir as férias com consciência! 💚 Faça a sua parte!💚
Instituto Argonauta
O Instituto Argonauta atua em parceria com o @aquariodeubatubaoficial desde 1998, no resgate e reabilitação de animais marinhos, além de ser uma das instituições executoras do Projeto de Monitoramento de Praias (PMP-BS) no litoral norte de São Paulo. O @institutoargonauta foi fundado em 1998 pela Diretoria do Aquário de Ubatuba @aquariodeubatubaoficial e reconhecido em 2007 como OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público). O Instituto tem como objetivo a conservação do Meio Ambiente, em especial dos ecossistemas costeiros e marinhos. Para isso, apoia e desenvolve projetos de pesquisa, resgate e reabilitação da fauna marinha, educação ambiental e resíduos sólidos no ambiente marinho, dentre outras atividades.
Segundo o coordenador do Instituto Argonauta, de 2015 a 2024, atuando no PMP-BS, que completou 9 anos em agosto deste ano, o Instituto Argonauta, fiscalizou 361.427,4 km de praias em seu trecho do Litoral Norte Paulista, monitorando diariamente 130 praias, cerca de 110 km/dia de faixa de areia, sendo 12 praias semanalmente, 20km por semana de faixa de areia e outras 75 praias monitoradas por embarcação ( 20km/semana). (faixa de areia). Neste período, de 2015 a 2024, foram resgatados e atendidos 13.815 animais, de 70 espécies diferentes.
Sobre o PMP-BS
O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama.
Esse projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, por meio do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos. O projeto é realizado desde Laguna/SC até Saquarema/RJ, sendo dividido em 15 trechos. O Instituto Argonauta monitora o Trecho 10, compreendido entre São Sebastião e Ubatuba. Para mais informações sobre o PMP-BS, consulte: www.comunicabaciadesantos.com.br